Atraído pela peculiaridade da uva Goethe, o empresário Fabio Cardoso veio de Florianópolis para conhecer e apreciar vinhos feitos com esta rara variedade durante o período de celebração da colheita. “É uma uva típica e única que, aliada a elementos da imigração italiana, criou um lugar maravilhoso nesta região. Visitei vinícolas, degustei os vinhos e participei de harmonizações espetaculares com sommelierè”, destaca o turista.
Ele foi um dos centenas de turistas que prestigiou as atrações da 11ª Vindima Goethe, que ocorreu de 18 a 20 de janeiro, em Urussanga. Vinícolas, restaurantes e rede hoteleira registraram aumento do fluxo de turistas. “Estamos muito satisfeitos e percebemos que a procura pela uva e vinho Goethe cresce a cada ano”, explica Matheus Damian, da vitivinícola Casa Del Nonno.
A Vigna Mazon contabilizou um acréscimo de 30% de turistas nesta edição. O aumento também refletiu no consumo de uvas. “Recebemos turistas de Santa Catarina, Paraná e São Paulo para fazer a colheita, esmagamento com os pés, piquenique, entre outras atividades. Eles consumiram mais uvas se comparado a outras edições. Tudo faz parte de experiências e vivências. Esta celebração movimenta diversos setores da economia regional e local. Percebemos neste ano uma procura maior”, esclarece Luiza Mazon Freitas, da Vigna Mazon.
A programação contemplou ações nas vinícolas, atividades no entorno da praça central, pratos especiais nos restaurantes, tombo da polenta, atrações culturais da cidade de Pedras Grandes, voo de balão, venda de artesanatos e produtos coloniais, bate-papo com especialistas no espaço “La Fontana”, bem como exposições e manifestações artísticas. Destaque para a mostra histórica na centenária vinícola Cadorin feita pela Associação Trevisani nel Mondo de Urussanga.
A realização da 11ª Vindima Goethe 2019 foi da Prefeitura de Urussanga por meio do Departamento de Cultura e Turismo em parceria com a Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), Prefeitura de Pedras Grandes, agência de turismo DS Travel, Epagri, Câmara de Vereadores de Urussanga e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Urussanga.
VALES DA UVA GOETHE
O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local. As vinícolas associadas à ProGoethe são Casa Del Nonno, De Noni, Quarezemin, Trevisol e Vigna Mazon.
Eliana Maccari – Assessoria de Imprensa