Assessoria de Imprensa Unesc / Fotos: Renan Machado-Tudo Eh Festa
Núcleo de Hospitalidade lançado pela Universidade formou duas novas turmas na noite de quarta-feira.
Quase 40 novos profissionais juraram, na noite desta quarta-feira (2/3), honrar o conhecimento adquirido na Unesc ao longo da formação para uma nova carreira. Eles tiveram o grau nos cursos de Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Gestão de Turismo outorgado pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, em uma noite de celebração não só para cada um daqueles que levou o diploma para casa, mas para todos os seus entes queridos, para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.
Com diferentes objetivos os graduandos da noite somaram conhecimentos e experiências à bagagem ao longo dos últimos anos e agora estão aptos a exercerem as profissões escolhidas, contribuindo com o desenvolvimento regional.
A formação de profissionais de excelência para as áreas da Gastronomia e do Turismo, conforme a reitora, faz parte das metas traçadas pela Instituição como forma de contribuir e evidenciar o potencial da região. “Celebrar essa conquista hoje nos motiva e nos confere coragem para lutar a boa luta e seguir defendendo os princípios desta Universidade Comunitária com projetos inovadores e desafiadores, assim como foi o nosso Núcleo de Hospitalidade, que tem como protagonistas os cursos que concluem a segunda turma hoje”, salientou.
A contribuição que as turmas darão à região, conforme Luciane, será sentido por cada um que por seus caminhos passar. “A expertise que agora vocês possuem certamente fará com que possam contribuir muito com os nossos setores regionais. O encantamento com que deixam a Universidade nos carrega de certeza de que levarão o nome da Instituição, nos orgulhando por onde passarem e levando nossa marca. Essa será sempre a casa de vocês e estaremos lhes esperando para os próximos capítulos dessa jornada de estudos”, provocou a reitora aos concluintes da noite.
Entre as palavras proferidas no juramento entoado pelos formandos esteve o compromisso de “valorizar a gastronomia em especial a regional, obedecendo as leis vigentes, utilizando os recursos naturais de maneira sustentável” e de “fundamentar a prática profissional no conhecimento, na ética e na responsabilidade”. Assim, com a cabeça erguida e a certeza de uma batalha vencida com louvor, juraram os formandos presentes no Auditório Ruy Hülse e um deles que participou de forma virtual.
O orgulho estampado no rosto de cada um que vestia a toga foi traduzido em palavras pela oradora da turma, Karina Zaniboni Virtuoso. Conforme a agora tecnóloga em Gastronomia, o curso ensinou muito mais do que a cozinhar, ensinou uma arte. “Este não é um curso de culinária no qual viemos aprender receitas prontas. Cada um chegou aqui por seus motivos e com seus sonhos e aprendeu técnicas, aprendeu a pensar, a pesquisar e a trabalhar em equipe, algo que hoje sabemos o quão é precioso. Aprendemos a arte de transformar ingredientes em alimento e a honrar todo esse processo”, destacou.
A palavra que, para ela, define a experiência de cursar Gastronomia não pode ser outra se não “transformação”. “Quando eu soube da abertura do curso aqui na Unesc eu vi uma oportunidade linda de fazer o que eu amo. Trouxe o gosto pela cozinha e as memórias afetivas em torno disso. Não tenho palavras para descrever. É mágico. É transformador de dentro para fora. Depois que nós passamos pelo laboratório de gastronomia nós somos outras pessoas”, garantiu.
Assim como Karina, a formanda Mara Machado viu na Gastronomia uma oportunidade de uma nova carreira. “Troquei a pedagogia porque acreditei que nesse curso eu me encontraria. Eu amei”, comentou, feliz, no dia em que realizou o sonho de concluir a graduação.
A cerimônia completa de Colação de Grau Especial realizada pela Unesc pode ser assistida na íntegra no canal da Unesc TV no YouTube: