GABRIELA RECCO
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Morro da Fumaça (Sindsermf) realizou sua assembleia geral na última quarta-feira (8). O encontro foi marcado pela apresentação das ações da entidade durante todo o ano.
O presidente da entidade, Renato Cechinel, destacou que este foi um ano atípico, marcado pelo contexto da pandemia. “O sindicato atuou no diálogo entre os servidores e a administração para o aperfeiçoamento das condições de trabalho visando a proteção dos servidores. Os servidores foram prejudicados por uma série de restrições legais impostas pelo Governo Federal que levaram a defasagem dos salários”, explicou.
Cechinel ainda pontuou que foi um ano de muito diálogo entre a instituição e a administração municipal. “Em consenso com a entidade, o Poder Executivo recorreu ao Judiciário na tentativa de recompor os salários dos servidores, mas até o momento sem decisão. Por fim, Sindicato, Poder Executivo e Legislativo em um conjunto de esforços viabilizaram a aprovação da recomposição salarial referente aos anos de 2020 e 2021 a partir de janeiro de 2022 a todos os servidores”, adiantou o presidente do Sindicato.
O encontro contou com a palestra da Drª Daniela David de Jesus, que abordou o tema “A importância do sindicato na defesa do servidor e a criação da identidade de classe”. Segundo a palestrante, é importante os servidores se reconhecerem como parte do sindicato, como individuo atuante na busca por melhores condições de trabalho e renda.