MARCIANO BORTOLIN / PMMF
Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) disponibiliza o Serviço de Escuta que presta auxílio para aquelas pessoas que se sentem angustiadas por uma série de fatores.
O coordenador do Caps, Felipe Pedroso, salienta que o isolamento mexe com as pessoas tanto por ter uma mudança na rotina, pelo medo de contrair o vírus ou ter pessoas próximas doentes, das dificuldades econômicas que podem ocorrer, entre outros. “Varia de situação para situação. Já tiramos dúvidas práticas, principalmente no início. Alguns querem tirar dúvidas sobre remédio ou que não estão dormindo bem, entre outros. Ouvimos sobre os problemas emocionais que as pessoas estão passando, o que estão vivendo, o que está desencadeando esses sentimentos e dando aconselhamento”, fala.
Pedroso relata que, conforme o caso, também é orientado para ir ao Caps, que retornou aos atendimentos individuais. As atividades em grupo seguem suspensas devido á pandemia. “Orientamos sobre acesso ao psiquiatra, renovação de receita de remédio. Ouvimos as angustias, os medos e repassamos informações gerais sobre a Covid-19, inclusive indicando para que pessoas com sintomas procurem o Centro de Triagem”, cita.
O Serviço de Escuta é pelo telefone 3434-2070, das 8h às 18h, de segunda-feira à sexta-feira. O atendimento emocional é para todos aqueles quem neste momento, estão passando por problemas e aflições, sejam eles quais forem.
Pedroso fala também que todas as situações necessitam de apoio. “Por isso ofertamos este serviço. Disponibilizamos o telefone do Caps para todas as pessoas que estão se sentindo angustiadas, com sentimentos negativos para podermos ouvir e orientar frente à esta situação”, completa.