Geral

Sérgio’s Pizzaria é homenageado no Legislativo pelos 33 anos que atuou em Morro da Fumaça

Sérgio’s Pizzaria é homenageado no Legislativo pelos 33 anos que atuou em Morro da Fumaça
SAMUEL WOYCIEKOWSKI / CMMF

Todos os vereadores direcionaram palavras ao proprietário homenageado, lembraram histórias e agradeceram ao Sérgio e seus familiares pelo atendimento realizado ao longo dos anos.

A notícia de que a famosa lanchonete e também restaurante, Sérgio’s Pizzaria, iria fechar as portas no início deste ano pegou todos de surpresa. Foram 33 anos de atuação em Morro da Fumaça, atendendo clientes de toda região, além de ser um ponto de encontro e eventos marcantes na cidade.

Com o objetivo de homenagear e eternizar os trabalhos realizados pela equipe de Sérgio’s Pizzaria, o presidente do Legislativo, Robson Francisconi (PP), o Robinho, apresentou a Moção de Aplauso nº 01/2022, direcionada a Sérgio Ávila Teixeira, proprietário do extinto restaurante. “Muitas lembranças boas foram registradas no restaurante do Sérgio, pessoas conheceram, relacionamentos começaram, eventos marcantes como formaturas, aniversário, além disso também podemos falar da geração de emprego e oportunidades que muitos tiveram de trabalhar junto como Sérgio e sua equipe”, disse Robinho, citando a própria formatura que aconteceu no restaurante na sua juventude.

Sérgio, proprietário que também deu nome ao estabelecimento, se emocionou ao falar sobre os anos trabalhados e agradeceu aos vereadores pela homenagem. “Foram muitos anos, que deixamos de viver momentos em família, eventos, aniversários, casamentos e passeios, que abrimos mão para atender a população fumacense. Muitas histórias passaram pelo estabelecimento, muitas amizades foram formadas e foram anos incríveis realmente, mas acredito que seja hora de aproveitar com a família e viver momentos que antes não eram possíveis. Fico muito alegre pela lembrança de todos os vereadores e da comunidade fumacense”, comentou o homenageado.

Todos os vereadores utilizaram a palavra durante a homenagem e agradeceram ao Sérgio,  pelos trabalhos realizados, pela amizade, conselhos e hospitalidade. Na entrega da Moção de Aplauso também estavam presentes sua esposa, Arletania Pagnan, além dos filhos, Arthur e Andressa, que também fizeram parte da história da lanchonete e colaboraram nos trabalhos realizados ao longo dos anos.

Sérgio’s Pizzaria é homenageado no Legislativo pelos 33 anos que atuou em Morro da Fumaça

A história de Sérgio Ávila Teixeira

Sérgio Ávila Teixeira, nasceu em 10 de junho de 1956, na localidade de Rio Acima. Como ele mesmo gosta de dizer: “Nasci em Águas Contrárias”. Logo, mudou-se com sua mãe para a cidade de Criciúma, vindo a residir, inicialmente, no Bairro 25 e, posteriormente, no Bairro Operária Nova. Passou sua infância brincando, ajudando sua mãe, participando da vida em comunidade, inclusive foi coroinha da igreja católica, onde fez sua primeira comunhão com o Padre Carlos Vechi.

Após, veio residir em Morro da Fumaça, junto com sua família, composta por muitos irmãos, alguns de sangue e outros de coração. Segundo ele, a vida era difícil, ainda pequeno, trabalhava como engraxate, para ajudar no orçamento familiar. O primeiro emprego foi com Antenor David Maccari, o popular “Bia Maccari”. Sérgio foi trabalhar na Churrascaria Floresta, tradicional ponto comercial, sediada na Praça Vereador Fernando Zanatta, situada no Centro desta cidade. Esse foi seu primeiro contato com o trabalho em bares e restaurantes.

Em seguida, passou a trabalhar na padaria do Sr. José Antonio Maccari. Fazia, dentre outras atividades, o trabalho de vendedor ambulante, peregrinando pelas olarias e interiores de Morro da Fumaça, vendendo pães. Nessa época, o amor desabrochou em seu coração e, apaixonado, casou-se com Arletania Pagnan, sua companheira “Tânia”, com a qual convive até hoje. Passou, então, a trabalhar na loja Valdemar Móveis, período de muitas andanças por todo o Sul do Estado.

Sérgio’s Pizzaria é homenageado no Legislativo pelos 33 anos que atuou em Morro da Fumaça

Resolveu, então, abrir seu próprio negócio, alugando a lanchonete do Nosso Posto, de propriedade do Sr. José Luiz Maccari, o “Zezo Maccari”. Nessa época, para alegria do casal, nasce sua filha: Andressa; eram, agora, uma verdadeira família, e o trabalho continuava. O Brasil e o mundo viviam a febre das discotecas, os embalos de sábado à noite se espalharam por todo o planeta. Formou uma sociedade com o Sr. Valcir Salvan, e inauguraram, no trevo da Rua Urussanga, a discoteca “Valse Som”. Os discotecários eram o Berola e o Russão, e, logo, as baladas começaram a ficar famosas na região.

Na mesma época, surgiu a oportunidade de alugar a Churrascaria Floresta. Ele, então, decididamente, não perdeu a oportunidade, enfrentando esse novo desafio com muita motivação e coragem. O casal, mais uma vez, foi visitado pela cegonha, e nasceu o filho: Arthur, trazendo, ainda mais, alegria à toda a família. Depois de aproximadamente 3 anos de trabalho na referida churrascaria, seu concunhado: Jaime Sartor, lhe convida para colocarem uma loja de presentes. Assim, iniciam as atividades da Fratur Presentes. O nome foi uma homenagem aos seus respectivos filhos, Frank e Arthur.

O espírito empreendedor levou-o para mais uma mudança: abriu um pequeno ponto comercial de comida e bebidas, incluindo mesas de jogos, na antiga casa do Beppe Colle, por onde permaneceu pouco tempo. Na sequência, a próxima mudança seria definitiva. Em 19 de janeiro de 1989, inaugura a: “Sergio’s Pizzaria”. Foi uma noite histórica, guardada na memória de todos os que participaram do ato inaugural. O público superou em muito todas as expectativas, até mesmo o fato de ter faltado energia foi providencial, pois os estoques estavam se esgotando naquela ocasião.

Sérgio’s Pizzaria é homenageado no Legislativo pelos 33 anos que atuou em Morro da Fumaça

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo