GABRIELA RECCO
Os servidores do Sistema de Saúde do Município de Morro da Fumaça promoveram uma manifestação junto ao desfile do 7 de setembro. Ao desfilarem, eles trouxeram faixas e cartazes com palavras de ordem com o intuito de conscientizar a população da necessidade de apoiar o piso salarial da enfermagem, que abarca enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
Após anos de tramitação no Congresso Nacional o piso foi aprovado e sancionado, virando Lei. Ficou estabelecido um salário-mínimo de R$ 4.750,00 aos enfermeiros, 70% desse valor aos técnicos de enfermagem e 50% aos auxiliares de enfermagem. Ocorre que recentemente o Supremo Tribunal Federal STF suspendeu essa lei atendendo a pedido de grupos de pressão como empresários da área da saúde que consideram o valor elevado.
A Servidora da Saúde, Sandra de Andrade, uma das organizadoras da manifestação esclareceu que ficou muito triste com a suspensão do piso pelo STF. “Tive a ideia de convidar meus colegas da enfermagem para fazermos uma manifestação pacífica, um ato de repúdio contra essa suspensão. E alguns abraçaram a ideia comigo, alguns amigos também compareceram para nos apoiar. E, também, tivemos o apoio do nosso sindicato. Estamos pedindo respeito e valorização de profissionais que são indispensáveis pela execução das políticas públicas do SUS”, explica.
O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Renato Cechinel, esclareceu que os profissionais da saúde estão se manifestando em repúdio ao sistema político e jurídico nacional. “Os servidores têm apoio do Governo Municipal que recentemente elevou os salários de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, pondo os profissionais mais perto do tão sonhado piso salarial”, pontuou Cechinel.