Saúde

Saúde de Morro da Fumaça protesta contra suspensão do Piso Salarial da Enfermagem

Saúde de Morro da Fumaça protesta contra suspensão do Piso Salarial da Enfermagem
GABRIELA RECCO

Os servidores do Sistema de Saúde do Município de Morro da Fumaça promoveram uma manifestação junto ao desfile do 7 de setembro. Ao desfilarem, eles trouxeram faixas e cartazes com palavras de ordem com o intuito de conscientizar a população da necessidade de apoiar o piso salarial da enfermagem, que abarca enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Após anos de tramitação no Congresso Nacional o piso foi aprovado e sancionado, virando Lei. Ficou estabelecido um salário-mínimo de R$ 4.750,00 aos enfermeiros, 70% desse valor aos técnicos de enfermagem e 50% aos auxiliares de enfermagem. Ocorre que recentemente o Supremo Tribunal Federal STF suspendeu essa lei atendendo a pedido de grupos de pressão como empresários da área da saúde que consideram o valor elevado.

A Servidora da Saúde, Sandra de Andrade, uma das organizadoras da manifestação esclareceu que ficou muito triste com a suspensão do piso pelo STF. “Tive a ideia de convidar meus colegas da enfermagem para fazermos uma manifestação pacífica, um ato de repúdio contra essa suspensão. E alguns abraçaram a ideia comigo, alguns amigos também compareceram para nos apoiar. E, também, tivemos o apoio do nosso sindicato. Estamos pedindo respeito e valorização de profissionais que são indispensáveis pela execução das políticas públicas do SUS”, explica.

O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Renato Cechinel, esclareceu que os profissionais da saúde estão se manifestando em repúdio ao sistema político e jurídico nacional. “Os servidores têm apoio do Governo Municipal que recentemente elevou os salários de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, pondo os profissionais mais perto do tão sonhado piso salarial”, pontuou Cechinel.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo