Geral

Sama Unesc: apoio multifuncional e incondicional para aprendizagem

Sama Unesc: apoio multifuncional e incondicional para aprendizagem
ASSESSORIA UNESC / FOTO: MATHEUS REIS

Setor atua diariamente em busca de uma Universidade cada vez mais acessível e acolhedora para todos.

A Unesc é reconhecida em todo o Sul do país como uma das universidades que mais tem investido na inclusão e na acessibilidade de alunos. Esse resultado, apresentado por meio de trabalhos científicos em eventos da área, é possível graças ao trabalho de uma equipe que trabalha exclusivamente com esse foco: o Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem (Sama).

Motivo de muito orgulho na Instituição, o Sama atua em dois núcleos divididos entre o que oferece atenção especial aos alunos com transtornos de aprendizagem e o outro com apoio a acadêmicos com algum tipo de deficiência. O trabalho é coordenado pela professora Zélia Medeiros Silveira.

Conforme Zélia, logo que alguém chega na Universidade e demonstra ou sinaliza alguma necessidade especial, seja de comunicação, aprendizado ou mobilidade, é encaminhado ao setor especializado para o amparo e inclusão. “Logo nesse início nós fazemos entrevista para entender quais são as demandas e necessidades desse acadêmico para que possamos atendê-lo da melhor forma possível ao longo da sua jornada. O trabalho envolve não só atendimento com o setor, mas também questões como estrutura física, pedagógica, arquitetônica, tecnologia adaptada à necessidade de cada um, metodologia de ensino e tudo mais o que envolva esse aluno e sua formação”, explica.

A proposta da equipe é inserir o acadêmico no contexto da Universidade a partir de diferentes abordagens. “Para que isso seja possível trabalhamos a Formação Continuada, a qualificação de professores, coordenadores e colaboradores, para que todos estejam aptos a lidar com as situações e obter os melhores resultados em prol da inclusão. Oferecemos a informação completa para aqueles que buscam atualização ou aqueles que não tiveram a oportunidade ainda de estudar sobre o assunto”, completa.

Entre as ações do Sama está a oferta de cursos de nivelamento, voltado aos alunos que não estão conseguindo acompanhar o conteúdo em sala de aula. “Não é apenas para deficientes. São cursos para que o aluno que está enfrentando dificuldades, muitas vezes em decorrência até da limitação na formação básica, possa se aprimorar e evoluir em seus estudos”, assinala, acrescentando ainda o exemplo do acompanhamento de alunos surdos e a presença de intérpretes em aulas e eventos.

Além disso, o setor trabalha na formação em Leitura e Escrita e na capacitação em Libras, oferecida a professores, funcionários e acadêmicos. Ao preparar um ambiente realmente adequado para todos, de acordo com Zelia, a Universidade está afirmando que é um lugar, de fato, para todos. “O fato de contar com um setor especial que atende pessoas em suas necessidades específicas a gente está dizendo que a Universidade é um lugar para ele, que esse é o espaço dele, onde é muito bem-vindo e acolhido”, conclui.

Acolhimento real

Recentemente a Universidade recebeu o presente de oficializar o primeiro passo de uma trajetória memorável. Esse passo foi dado pela nova estudante da Unesc, a aluna Taiane Vicente Cândido, de 32 anos.

A matrícula dela no curso de Administração foi ainda mais especial porque contou com a participação do Sama. Taiane é surda e contou com o apoio de um intérprete para oficializar o início da graduação. Para ela, foi dia de realizar um sonho. “Eu sempre amei estudar. Sempre fui muito esforçada e sempre corri atrás porque havia muita desigualdade. O meu esforço valeu a pena e me capacitou. Isto aumentou ainda mais o meu desejo. Agora, depois de casar e ter três filhos, me sinto preparada para ser universitária e acredito que o estudo pode mudar minha vida”, disse.

A acadêmica do curso de Administração terá vínculo cada vez maior com o Setor de Apoio Multifuncional, pois este o acompanhará ao longo de toda a graduação.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo