Catarina Bortolotto / Assessoria de Imprensa
Cerealistas, como a Fumacense Alimentos – que produz a Kiarroz, acreditam que não haverá preocupação com a quantidade de arroz produzido nos próximos meses.
A maioria dos agricultores já começou a semear arroz para a safra 2022/23. Com a fase de plantação iniciada e seguindo pelos próximos meses, previsões de órgãos oficiais vislumbram bons resultados na colheita do ano que vem. Na indústria, as expectativas para a próxima safra são positivas e cerealistas como a Fumacense Alimentos – que produz a tradicional marca Kiarroz – acreditam que não haverá preocupação com a quantidade de arroz a ser produzida.
Conforme estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgada no fim de agosto, ainda que a área cultivada no Brasil deva apresentar uma nova redução na safra 2022/23, a produção ficará em torno de 11,2 milhões de toneladas no país, com a possibilidade de recuperação na produtividade em relação à 2021/22.
E além da quantidade a ser produzida no Brasil, as indústrias também consideram em suas estimativas, o arroz importado, que é cultivado em países vizinhos. “É por isso que acreditamos que a quantidade de arroz não será uma preocupação para a próxima safra. Além do excedente que colhemos na safra brasileira, existe a oferta de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas que são colhidas no Uruguai, Argentina e Paraguai”, explica o gerente de Suprimentos da Fumacense Alimentos, Gilberto de Moliner Teixeira.
Novas negociações
Mesmo com negociações mais intensas até o fim da colheita, anualmente realizada sempre no primeiro semestre, a Fumacense Alimentos também mantém contato com os produtores durante o período de entressafra e plantação do arroz.
“Temos agricultores parceiros que, há vários anos, comercializam e depositam o cereal conosco, ou que armazenam o arroz nos silos de suas propriedades e comercializam durante o ano. Mas claro que permanecemos abertos para novos contatos. De forma geral, estamos sempre atentos às movimentações do mercado, buscando as melhores oportunidades de negócios, tanto na compra da matéria-prima quanto na venda do arroz beneficiado”, ressalta o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Jean Alexander Marquardt.
Sobre a Kiarroz
Presente em inúmeros estados e comercializada em milhares de pontos de venda em todo o Brasil, a marca Kiarroz é pioneira e a mais antiga da Fumacense Alimentos. Nas últimas cinco décadas, grande parte da trajetória de sucesso da empresa é creditada à marca, que possui renome nacional e, nos últimos anos, foi reconhecida com inúmeras premiações.
Surgindo junto com a empresa em 1970, a marca oferece o arroz na versão polido, parboilizado integral e parboilizada polido. Além disso, a Kiarroz também dispõe de farinhas à base do cereal nas versões tradicional e integral, indicadas para pessoas com intolerância ao glúten.
Juntamente com o Criciúma Shopping, a Mark At Place e a JS Empreendimentos, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.