Muita cor, criatividade, união e amor. Assim se resume o trabalho dos moradores e vizinhos da Rua Tadeu Sigieski Jr, no centro de Morro da Fumaça. Depois de revitalizar o espaço infantil no ano passado, há algumas semanas os moradores voltaram a se reunir para enfeitar e dar um novo significado ao local.
Nos próximos dias, os moradores vão ganhar uma Biblioteca Social, projeto que era o sonho e está prestes a se tornar realidade para uma das idealizadoras do parque, Jarlei Bortolatto Sigieski. “Ganhamos de uma amiga essa casinha de madeira. Ela é perfeita para abrigar a Biblioteca Social, como forma de incentivar a leitura”, explica Jarlei.
A ideia da biblioteca é oferecer um espaço de leitura diário para as crianças. “As crianças poderão vir aqui para ler os livros que estiverem à disposição nas prateleiras. Nada poderá ser levado embora. O intuito é trazer as pessoas para dentro da biblioteca”, coloca a idealizadora.
Com apoio de doadores e moradores, Jarlei recebeu auxílio dos sobrinhos Fábia de Quadra e Luiz Fernando Bittencourt para iniciar o tão sonhado projeto. “Aos poucos vimos os moradores se envolvendo e ajudando na limpeza, no reparo do telhado da biblioteca e nas pinturas em geral. Os postes de energia e os bueiros já foram pintados com desenhos animados. Está muito lindo. Isso é muito bom”, comemora.
Jarlei ainda destaca o carinho pelo trabalho voluntário. “Nós gostamos de nos envolver com a limpeza e reparos do parque. Fizemos tudo com muito amor e dedicação. Nos agrada muito ver as pessoas usufruindo desse espaço como local de lazer e diversão”.
A professora Fábia de Quadra acredita no projeto do parquinho e faz questão de dedicar seu tempo para ajudar. “Sempre fomos filântropos e acabamos utilizando nossas ferramentas que é a arte e dedicação. Um pequeno gesto como nosso, pode gerar bons exemplos e outras comunidades podem se espelhar em nossa iniciativa. A mudança que queremos no mundo, começa por nós”, destaca.
Gabriela Recco