SAMUEL WOYCIEKOWSKI / CMMF
Projeto é de autoria da vereadora Jorgia Guglielmi (PSDB) e busca reforçar a prevenção e atenção às doenças que mais acometem as mulheres no mundo.
A Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça aprovou Projeto de Lei nº 85/2022 de autoria da vereadora Jogia Guglielmi (PSDB) que institui a semana municipal de conscientização e prevenção ao câncer de colo do útero e de mama, no âmbito do município de Morro da Fumaça. A semana acontecerá no mês de março de cada ano, no período semanal coincidente com o dia Internacional da Mulher.
O projeto aprovado dispõe que a semana deverá constar do Calendário Oficial do Município de Morro da Fumaça, inclusive no calendário oficial das ações da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é intuito de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil a respeito da prevenção, detecção e tratamento precoce do câncer do colo de útero e de mama, através de atividades como campanhas educativas e de exames de saúde, como o Papanicolau e a mamografia, entre outros que podem ser disponibilizados pela Municipalidade.
Com a lei em vigor, a coordenação ficaria por conta da Secretaria Municipal de Saúde, que está autorizada a contar com a cooperação de iniciativas privadas, entidades civis e organizações profissionais e científicas, inclusive em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselhos Municipais, demais pastas, desde que sejam relacionados aos eventos a serem desenvolvidos.
“É mais uma forma de dar assistência e cuidar da saúde das mulheres de Morro da Fumaça. Com a lei em vigor, nossas mulheres terão atenção redobrada, pois além das campanhas que são realizadas nacionalmente relacionadas ao Outubro Rosa, em nossa cidade poderão ter eventos relacionados às doenças que mais atingem as mulheres em todo o mundo. Cuidar da saúde e prevenção nunca é demais”, disse a vereadora Jorgia.