Gabriela Recco
A E.E.B.M. Pietro Maccari desenvolveu no primeiro trimestre deste ano o projeto pedagógico “Eu comigo, eu com o outro e eu com a sociedade”. Diante disso, a turma do 5º ano vespertino, orientado pela professora Queila de Almeida Simões Zanatta e sua auxiliar de ensino Maria Eduarda desenvolveram diversas atividades com o objetivo de despertar a empatia em cada educando.
Todo assunto abordado em sala de aula procurou provocar nos estudantes a percepção sobre o mundo contemporâneo em que vivemos, onde as pessoas são cada vez mais classificadas pelo que possuem, pelo que consomem e não pelo que são. “As pessoas são valorizadas a partir do que aparentam e não pela essência de seu ser. Esse trabalho buscou mostrar que é preciso ter equilíbrio em tudo que fizemos, pensar no próximo, e acima de tudo valorizar o que há de mais importante nas pessoas”, destaca Queila.
Dentre tudo que foi proposto pela professora abordando atividades sobre Educação Financeira como gerir bem os gastos, priorizar o que é realmente necessário e repensar sobre o que é supérfluo, foi decidido criar a “Latinha Solidária”.
Essa latinha contou com a colaboração dos alunos e seus familiares, bem como dos funcionários da escola. O objetivo era fazer com que cada aluno por meio da reflexão repensasse em seu cotidiano o que realmente é necessário questionando-se: “Eu preciso realmente disso ou não?”
“Transformou-se o que é supérfluo para mim em algo necessário para o outro e assim depositando sua colaboração na latinha. Foi algo que rompeu as barreiras da escola, chegou até aos familiares dos alunos e modificou o modo de pensar deles. Fico muito feliz pelo resultado desse processo, em poder plantar uma sementinha de empatia no coração de cada um dos meus alunos”, comemora a professora Queila.
Todo valor arrecadado foi revertido em prol de uma família que possui filhos gêmeos, e um dos bebês inspira cuidados e de um leite específico. “Eu achei um ato muito bom da nossa parte por ajudar uma família que tem um filho com um problema de saúde muito grave”, coloca o aluno Enzo.
A aluna Maíra também compartilha o sentimento de alegria. “Eu achei interessante o assunto e o projeto que a professora deu. Foi divertido para fazer, e também para aprender sobre o sistema monetário e sobre ajudar quem precisa. Fiquei feliz porquê eu pude doar e ajudar pessoas”, finaliza.