Moradores do Loteamento Floresta só tinham água entre 22h e 6h. Problema foi solucionado após o Governo Municipal assumir a administração do abastecimento de água.
Abrir a torneira e não ver a água jorrando era rotina para o casal Valério Borges e Lourdes Pacheco. Moradores do Loteamento Floresta, eles enfrentavam o problema desde quando passaram a residir no local, há 12 anos.
O hábito dos dois precisou se adequar para aproveitar o momento que o líquido chegava aos canos, entre as 22h e 6h.
Durante as poucas horas, eles aproveitavam para encher o reservatório, lavar roupas, tomar banho, entre outras atividades simples do cotidiano. “Era um problema terrível. Precisávamos sempre nos preocupar em encher a caixa d’água, tomar banho rapidamente”, comenta Lourdes.
O problema começou a ser solucionado pelo Governo Municipal, através da Morro da Fumaça Saneamento e da Atlantis, empresa responsável por operar o sistema. Na semana passada houve a execução de diversas ações, entre elas a instalação de um pressurizador no distrito de Estação Cocal, o que possibilita o aumento da pressão da água. “O Loteamento Floresta fica em um local alto e sofria durante o dia porque a comunidade de Estação Cocal utiliza a água em maior volume. Estamos fazendo alguns ajustes ainda, mas podemos dizer que o problema foi solucionado. Caso a comunidade identifique falta de pressão é necessário que nos comunique”, fala o diretor da Morro da Fumaça Saneamento, engenheiro Rogério Sorato acrescentando que o trabalho continua. “Seguiremos trabalhando até que todos os loteamentos, sem exceção, estejam com a qualidade do serviço necessária”, ressalta.
Solução rápida
O problema enfrentado pelos moradores há cerca de dez anos foi solucionado pelo Governo Municipal que assumiu a administração do abastecimento de água há 60 dias. “A nossa equipe não mede esforços na busca por soluções que, infelizmente, se arrastavam há anos. Esta é uma conquista da comunidade, feita através de uma administração séria que coloca os fumacenses como prioridade”, ressalta o prefeito Noi Coral.
Dificuldades enfrentadas pelos moradores
Lourdes relata que, como mora apenas com o marido, os problemas conseguiam ser contornados com esforço, mas alguns vizinhos passavam por maiores dificuldades devido ao abastecimento limitado. “As famílias maiores sofriam mais. Uma vizinha que tem quatro filhos, por exemplo, muitas vezes precisava dar banho neles com regador”, relata.
Outra vizinha, conta Lourdes, acordava todos os dias entre 4h e 5h para lavar as roupas.
O vice-prefeito Eduardo Guollo também destaca a conquista que já beneficia os moradores. “É mais uma etapa de uma série de ações na busca por melhorias no abastecimento de água. Sabíamos da situação vivida por estes moradores e sempre buscamos dar a resposta apropriada, tanto que agora eles podem ter água a qualquer hora do dia, algo que parece simples, mas que eles não tinham”, cita.
O aposentado Teobaldo Manoel da Silva chegou ao local antes mesmo de se transformar em loteamento. Com a chegada dos novos moradores, há 12 anos, ele pensou que teria água, algo que pode presenciar somente agora. “Muitas vezes deixei para tomar banho de madrugada por não ter água”, lembra Silva, feliz ao abrir a torneira às 9h e ver a água jorrar.
Além da escassez, Lourdes relata que a fatura chegou a ter valores elevados em algumas ocasiões. “Cheguei a pagar mais de R$ 100. Um preço alto para quem não tinha água”, completa.
Mais problemas solucionados
Outro loteamento que teve o problema resolvido nesta semana foi o Montes Claros, também em Estação Cocal. A solução já era cobrada pelos moradores há mais de um ano.
Sorato explica que um grande vazamento, de três metros de profundidade, foi identificado sob a SC-442. “Assim que encontrado, imediatamente, através de uma grande operação, que envolveu inclusive a Polícia Militar, foi consertado, resolvendo o problema da falta de água naquele bairro”, diz.
Futuro morador do bairro, Jacks Soratto reconheceu o empenho da equipe do Governo. “O problema se alastrava por mais de um ano. Fizemos várias tratativas junto à antiga administradora, porém sem sucesso. Sem resposta eficaz, sempre com alguma justificativa. A partir do momento que o Governo Municipal assumiu sempre se mostrou solícito na busca por soluções e conseguiu resolver o problema. Muitas vezes vimos que faltava vontade, e o pessoal do Executivo não mediu esforços para solucionar este problema”, enfatiza.