Após as fortes chuvas de terça-feira (19), a Secretaria do Sistema de Infraestrutura, a Intendência do distrito de Estação Cocal, além da Defesa Civil do município e de outros setores, intensificam os trabalhos de recuperação. Entre as ações, está a desobstrução de drenagem no Loteamento Graziela, a recuperação da Rodovia Municipal Tranquilo Sartor, entre outras vias, tanto na sede quanto no interior da cidade. “Desde as primeiras horas do dia já focamos as ações nos pontos mais atingidos, com equipes distribuídas pelo município”, salienta o secretário do Sistema de Infarestrutura, Marcioney Garcia.
Ainda durante a madrugada, a equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), trabalhou na limpeza da represa que fica no distrito de Estação Cocal que foi parcialmente soterrada pela terra trazida pelas águas da chuva.
Prevenção
A água escoou rapidamente logo após a chuva cessar, em grande parte, devido ao trabalho constante de construção e desobstrução de drenagens, limpeza de bocas de lobo, de valas e córregos. “Estamos acompanhando todo o trabalho realizado e seguimos alerta, focando sempre em ações de prevenção”, diz o prefeito, Noi Coral.
Estas ações já registraram investimentos de mais de R$ 200 mil somente na aquisição de drenos entre 2017 e 2018, que possibilita a instalação de novas drenagens e a reforma das antigas. Com relação à limpeza, conforme o secretário do Sistema de Infraestrutura, as ações periódicas são realizadas em diversos locais, entre eles no Picadão Paladini, Rio Linha Torrens, Rua Nicolau João de Souza, entre outros, tudo em parceria com a Fundação do Meio Ambiente (Fumaf) e Defesa Civil.
Ainda na terça-feira, dia 19, durante a chuva, as equipes de Infraestrutura e da Defesa Civil percorreram o município para levantar os eventuais estragos e definir as ações. “Foi uma chuva intensa que causou alagamentos pontuais em diversas áreas do município. Contudo, após a diminuição do volume de chuva, o sistema de drenagem funcionou dentro do esperado, escoando os volumes acumulados”, comenta o coordenador da Defesa Civil, Natan de Souza.