GIOVANA PEDROSO / ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Sicredi explica o significado desses termos em novo vídeo da série “Gente que pergunta, investe”.
De acordo com uma pesquisa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), 56% dos brasileiros começaram 2020 sem nenhuma reserva financeira. Porém, entre aqueles que já conseguem se organizar financeiramente, entender a diferença entre poupar e investir e descobrir qual a melhor modalidade, passa a ser a próxima etapa.
“Você poupa ou investe?” é o tema do novo vídeo lançado pela Sicredi Sul SC na série “Gente que pergunta, investe”, já disponível nas mídias sociais da Instituição Financeira Cooperativa. De acordo com Liana Cipriano, gerente de negócios pessoa física, poupar é basicamente guardar os recursos economizados. “Antes de pensar em investir é preciso poupar. É fundamental organizar o orçamento, cortar despesas desnecessárias, pedir descontos e fazer o dinheiro sobrar para poder planejar o futuro”, explica a profissional.
Se já é possível poupar, recompensar os “esforços” dessa economia é a próxima etapa. “É a partir do ato de investir que você vai ver a valorização da sua reserva. Realizar um investimento é utilizar o dinheiro poupado em aplicações financeiras, fazendo ele render e mantendo o seu poder de compra”, explica a gerente no vídeo.
Os custos e as melhores modalidades
De acordo com a gerente Liana, é possível começar a investir com valores a partir R$10,00. Já a escolha da melhor modalidade requer uma reflexão maior. “Não importa o cenário, todo investimento pode ser bom se você realmente conhece os seus objetivos. É entendendo o que você espera daquele valor investido e compreendendo o seu perfil de investidor, que as melhores modalidades vão ser definidas”, completa ela.
O vídeo completo da série está disponível no canal no Youtube da Sicredi Sul SC. Ali é possível conferir outros audiovisuais da série.