Iniciativa das secretarias de Saúde e de Educação, através do Caps, atende mais de 30 alunos de duas unidades da Rede Municipal de Ensino.
Uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação está proporcionando que duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça recebam o projeto de música. Uma vez por semana, as escolas Vicente Guollo e Olívio Recco recebem a iniciativa que envolve mais de 30 alunos.
O projeto se tornou possível após a ampliação do número de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e, conta o músico e professor Félix Daniel Luiz, envolve alunos de séries e idades diversificadas com ensaios de canto e técnica vocal. “Todos os alunos das escolas, em parceria, podem participar através de contato com a direção. Os benefícios aos participantes são diversos como desenvolvimento da memória, função cognitiva, disciplina, trabalho em equipe, respeito à diversidade, dicção e postura entre outros”, enfatiza.
Além das duas escolas, quem também recebe o projeto são os jovens que frequentam o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Neste caso, explica Félix, são realizadas dinâmicas de grupo usando temas musicais com o intuito de desenvolver a memória, foco, disciplina, função cognitiva entre outros. “Com a parceria entre as secretarias da Saúde e da Educação foram criados estes projetos que visam a promoção da saúde através da música”, comenta o músico.
Trabalhos diversificados
O coordenador do Caps, Felipe Pedroso, destaca que o trabalho principal é para pessoas com transtornos severos, mas também foca na promoção da saúde da população em geral. “Enquanto o trabalho principal do Caps é para pessoas com transtornos, a promoção é para a população como um todo e neste sentido temos um músico, que agora faz este projeto nas duas escolas. Esta ampliação dos trabalhos é possível devido ao aumento do número de profissionais”, cita.
No Caps, os projetos desenvolvidos pelo músico envolvem dinâmicas e terapias em grupos e individuais através da música, canto e instrumentos musicais. “Houve nos últimos meses uma importante ampliação no quadro de profissionais do Caps, o que torna ainda mais importante a participação em momentos de qualificação como este”, comenta o secretário do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social, Robson Francisconi.
A secretária do Sistema de Educação, Greicy Coral destaca a importância dos projetos desenvolvidos junto aos alunos. “Temos, além das aulas de canto coral, as aulas de instrumentos, que fazem sucesso nas escolas. Tudo isso é muito importante, pois gera interação, concentração e, claro, um novo aprendizado”, diz.