Gabriela Recco / Fotos: Junior David
O 26 de junho de 1919 foi uma data especial para o casal Antônio Sorato e Maria Frasson Sorato. Há exatos 100 anos, em Estação Cocal, nascia numa casa de palha, de pau a pique, fechada com bambu e complementada com barro, o fumacense Otavio Sorato, o sexto dos 11 filhos dos imigrantes italianos.
Para comemora o centenário, foi celebrado uma missa e festa no último fim de semana para Otavio Sorato. Oportunidade para reunir familiares e amigos, relembrar histórias e falar da longevidade. “O segredo é viver em paz, na fé, com cautela e moderação em relação a comida e a bebida. Manter o corpo em movimento com atividade física”, resumiu o aniversariante já na missa celebrada pelo Bispo Dom Jacinto Inácio Flach, e quatro padres.
O neto Elton Sorato, que lança em breve um livro em homenagem aos 100 anos do nono, acrescenta que a disciplina e o repouso após o almoço também estão entre as “manhas” da vitalidade. “Venho gravando desde 2010 as conversas com o nono, e logo será lançado o livro “Memórias de uma vida centenária – Otavio Sorato”, que terá em torno de 345 páginas”, explica o neto.
Otavio Sorato casou-se com Elza Possamai em 1941, e tiveram quatro filhos: Ana Arlete, Norberto, Rafael e José Otávio; 12 netos, 14 bisnetos e quatro trinetos.