Gabriela Recco
Diante das notícias sobre o Coronavírus/Covid-19, a nutricionista Vanessa Zanatta, de Morro da Fumaça, explica que além dos cuidados básicos para evitar a transmissão do vírus, entre outras doenças, cuidar da alimentação é importantíssimo para fortalecer o sistema imunológico.
“Lavar bem frutas e verduras, com higienização correta e não misturar alimentos crus com alimentos cozidos”, é o início explica a nutricionista.
Uma alimentação rica em vitaminas ajuda a fortalecer a imunidade do corpo, reduzindo o risco das doenças relacionadas com sistema imunológico. “Um alimento ou vitamina isolada também não é o suficiente, é necessária uma alimentação equilibrada e saudável, rica em legumes, verduras, fruta, e muita hidratação”, esclarece.
“Hidrate-se muito, sistema imunológico sem água não existe. Mucosas do intestino hidratadas funcionam melhor e são as maiores responsáveis pela proteção imunológica do corpo”, afirma Vanessa.
A profissional ainda orienta para evitar alimentos inflamatórios que prejudicam a imunidade como: doces, carboidratos refinados, refrigerante, salgadinhos e frituras. “A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico, e tem como fonte: brócolis, couve, abacaxi, morango, kiwi, pimentão, laranja e limão”, acrescenta a nutricionista.
Outros alimentos que ajudam a potencializar o sistema imunológico:
Alho: Ação antimicrobiana, antisséptica e antibiótica.
Própolis: Antibacteriano e anti-inflamatório.
Gengibre: Gingerol presente no gengibre ajuda a diminuir riscos de infecções.
Cúrcuma: Açafrão da terra fortalece sistema imunológico e protege o corpo contra ataques externos.
Receita para fortalecer o sistema imunológico
Para acrescentar no dia a dia em jejum:
– Sugestão 1:
½ colher de café de cúrcuma (1/3 da colher de chá, pontinha da colher de chá)
Suco de 1 limão
100ml de água
15 gotas de extrato de própolis
– Sugestão 2:
½ copo de água
Suco de 1 limão
20 gotas de extrato de própolis