GABRIELA RECCO
A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do Distrito de Estação Cocal deverá estar em funcionando até o fim deste mês. A partir desta quinta-feira (16) começam os testes dos novos equipamentos que vão aumentar em quatro vezes a distribuição de água para a comunidade. “Foi uma superestrutura para colocar a ETA no lugar, e a partir de agora a equipe ficará monitorando e fazendo testes”, explica o engenheiro diretor do Samae de Morro da Fumaça, Rogério Sorato.
O principal problema no distrito acontecia em dias de chuva. A atual estação de tratamento não tem capacidade de “limpar” a turbidez da água, ocasionando sempre a interrupção do abastecimento. “Temos uma estrutura agora que vai durar mais de 20 anos. Vamos ainda perfurar dois poços artesianos e buscar a captação de água de outro local. A nova ETA é completamente automatizada, moderna, e uma das poucas operadas pelos Samae’s do sul do Estado”, acrescenta Sorato.
A nova tecnologia vai possibilitar, inclusive, operar a Estação de Tratamento pelo celular. “Temos um painel eletrônico e do celular podemos ligar e desligar. A estação faz a análise a cada cinco minutos da produção de água, concentração de cloro, enfim, vai ser um case. A intenção é levar alunos da rede municipal e particular, e até mesmo de outros municípios, para conhecer essa nossa nova estrutura que vai servir de exemplo de tecnologia”, coloca o engenheiro.
Atualmente a água do centro abastece a comunidade de Linha Torrens, e a partir da operação da nova ETA a ideia é que a água seja levada diretamente de Estação Cocal. Além disso, o aumento na produção e distribuição de água vai ajudar o abastecimento no centro da cidade e outras localidades.
“Hoje, felizmente, estamos com os reservatórios cheios, sem falta de água, fruto de muitos investimentos no sistema. Graças as decisões da administração do prefeito Noi Coral e do vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo a população recebe melhoria de qualidade de vida, sem faltar água em Morro da Fumaça”, comemora Rogério Sorato.