ÉMERSON JUSTO / FOTOS: THIAGO SILVA – PMMF
Obras devem se estender pelas próximas duas semanas. Investimento é superior a R$ 1,2 milhão.
O Governo de Morro da Fumaça iniciou nesta semana mais uma etapa das obras de pavimentação asfáltica da Rua João de Rochi, que liga as rodovias SC-442 e SC-445, no Distrito de Estação Cocal. A Rua Ângelo Padoin também será contemplada com a melhoria. Os trabalhos estão sendo realizados com recursos próprios, tendo um investimento superior a R$ 1,2 milhão.
Segundo o secretário do Sistema de Infraestrutura, Natan Felipe Souza, a drenagem do local foi concluída no fim de 2022. “Tivemos que aguardar um tempo para assentar o material e não correr risco de ceder posteriormente. Agora, estamos realizando o trabalho de reperfilagem, que é o nivelamento das irregularidades do pavimento existente para deixar a superfície pronta para receber a capa asfáltica”, explica.
O trabalho se estende, aproximadamente, por um quilômetro e deve ser realizado nas próximas duas semanas. “É o tempo necessário para fazer essa base e o capeamento, porém dependemos de boas condições climáticas para a atividade, então talvez se estenda por mais dias. Pedimos atenção redobrada aos motoristas que trafegam pelo local e que respeitem as sinalizações, pois o trânsito vai ser modificado de diferentes formas, conforme a obra avance”, ressalta Souza.
Obra
Por a região sofrer com alagamentos em dias de chuva, primeiro foi realizado a substituição e ampliação da drenagem, visando dar mais vazão das águas. O trabalho foi realizado pela empresa licitada RD Engenharia. A etapa atual está sendo feita através do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures).
“Com a usina de asfalto da nossa parceria, a atividade de produção e aplicação da massa asfáltica tem um custo significativamente menor do que se fosse feito pela iniciativa privada. É uma importante estratégia para a melhoria da infraestrutura municipal com agilidade e economia ao Município na pavimentação das ruas”, ressalta o vice-prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo.
As ruas ainda serão contempladas com a instalação da sinalização viária vertical e horizontal, incluindo faixas elevadas. “É uma importante obra para a população. Não só aos munícipes que moram naquela região, mas a todos que circulam pelo trajeto, que tem grande movimentação. Os serviços vão propiciar melhor mobilidade urbana na região e mais qualidade de vida aos moradores”, destaca o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral.