ÉMERSON JUSTO / PMMF
Município foi convidado pelo Estado para transmitir exemplo a outras cidades em Simpósio Catarinense.
A Administração Municipal de Morro da Fumaça prelecionou nesta quarta-feira (15) no Simpósio Catarinense de Imunização: pelo resgate das coberturas vacinais, em Florianópolis. O Município foi convidado pela Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina a repassar seu exemplo de atuação a outras cidades, já que foi considerado pelo Estado como referência bem sucedida em ação de imunização.
O evento, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), contou com a participação de profissionais da saúde de todas as regiões catarinenses. De acordo com a secretária do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, Marijane Felippe, o objetivo do Simpósio foi discutir ações e estratégias para o resgate da confiança da população nas vacinas e a manutenção do status de controle e erradicação de diversas doenças.
“Morro da Fumaça ganhou destaque no Simpósio Catarinense de Imunização pelo nosso trabalho desenvolvido em 2022, estivemos entre os três selecionados. Apresentamos as estratégias e ações realizadas para ampliar o acesso à vacinação de crianças e adolescentes, principalmente, aumentando nossos índices de cobertura dentro do calendário vacinal, priorizado pelo Plano Nacional de Imunização. Estamos muito felizes pelo reconhecimento”, afirma a secretária.
Ação adotada
Preocupado com a queda na procura por vacinas de rotina, após a pandemia da Covid-19, o Governo de Morro da Fumaça adotou uma força tarefa para melhorar os índices entre o público infanto-juvenil. A iniciativa foi realizada entre os meses de julho e outubro e contou com o empenho dos funcionários das secretarias do Sistema de Educação e Saúde.
As escolas iniciaram a ação encaminhando recados aos pais para envio das cadernetas de vacinação pelos alunos. Posteriormente, as vacinadoras do Município fizeram a verificação e preenchimento de formulário para rastreio de vacinas em atraso. Os estudantes que estavam com o documento em dia, levaram recados das próximas imunizações necessárias, já os atrasados, uma notificação para regularização com prazo e informações importantes.
“As instituições de ensino prepararam uma lista dos alunos que não entregaram as cadernetas, assim como as unidades de saúde de quem não fez a regularização. A partir daí, foram feitas denúncias ao Conselho Tutelar para proceder sobre os casos e resolver as irregularidades”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça, Kellen Vieira da Silva.
Balanço da ação
Ao todo, foram entregues e verificadas 3,8 mil cadernetas de vacinação, enquanto 677 alunos não apresentaram o documento. Foi constatado que 772 estudantes estavam com vacinas em atraso, desses, 16 não foram regularizados pelos responsáveis. Todos os casos faltantes foram encaminhados ao Conselho Tutelar de Morro da Fumaça.
“Infelizmente, durante a pandemia tiveram muitas notícias falsas envolvendo a imunização contra a Covid-19, o que acabou prejudicando a vacinação como um todo. Essa foi a melhor forma que encontramos para melhorar a cobertura vacinal dentro do Município, e tivemos um resultado bem positivo. Ainda assim vamos continuar fiscalizando e pensando em novas estratégias para que as pessoas confiem na imunização através da vacinação”, comenta a secretária.
“É preciso manter uma excelente cobertura vacinal em nossas crianças e adolescentes para que doenças já consideradas erradicadas não voltem ao nosso meio. Agradeço e parabenizo todos os servidores da Administração Municipal, que se dedicaram com a ação, e aos pais que se empenham na proteção das nossas crianças. A união de esforços sempre faz a diferença. O destaque do Município a nível estadual é prova disso”, ressalta o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral.