Gabriela Recco
Morro da Fumaça perdeu neste domingo (30) uma de suas figuras mais ilustres. Faleceu aos 89 anos de idade Dona Vitória Magagnin Bortolatto. O velório acontece na Capela Mortuária em Morro da Fumaça a partir do meio-dia, e o sepultamento está previsto para às 9h desta segunda-feira (31), no cemitério municipal.
Durante muitos anos, Dona Vitória foi coordenadora da cozinha nas festas de São Roque e Nossa Senhora da Glória fazendo os tradicionais pães e também organizando os almoços. Ela também sempre fez festas de casamento. Ajudou muito a Casa Guido fazendo sonhos, além do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, na Catedral em Criciúma e em outras cidades.
“Era muito amiga de vários padres que iam visitá-la com frequência, especialmente, o Padre Orlando Cechinel. A nona também gostava de comprar balas e encaminhar para algumas entidades carentes no dia de Nossa Senhora Aparecida. Mas não divulgava. Sempre foi muito católica e gostava de ir à missa”, conta a neta Elaine Cristina Bortolatto.
Dona Vitória deixa seis filhos (Celso Antonio, Sérgio José, Carmem Luzia, Maria do Carmo, Otávio Roberto e Margarete Maria), 14 netos, 17 bisnetos e uma trineta. Muito querida por toda cidade, Dona Vitória ficará nas boas lembranças e um legado de caridade e solidariedade.