MARCIANO BORTOLIN
São mais de R$ 60 mil de investimentos com recursos próprios na busca por diminuir as filas.
Com a missão de diminuir as filas de tomografias e ultrassonografia, o Governo de Morro da Fumaça, através da Secretaria do Sistema de Saúde, está realizando um grande mutirão. O investimento, com recursos próprios chega a R$ 62 mil. Foram agendadas em torno de 60 tomografias que serão realizadas entre os dias 15 e 30 de maio, somando investimento de R$ 12 mil. Já a partir desta terça-feira, dia 21, a secretaria iniciou o agendamento de 500 ultrassonografias, chegando à aplicação de R$ 50 mil.
O secretário de Saúde, Robson Francisconi explica que o objetivo é diminuir a demanda reprimida existente no município respeitando os critérios de prioridade clínica. “Existe uma demanda acima da cota do Sistema Único de Saúde (SUS), e o município banca a diferença para que um maior número de pessoas possam ser atendidas. São duas filas diferenciadas de exames, uma para os casos de emergência, que tem prioridade, e outra para controle e acompanhamento, inclusive estes que estavam pendentes serão atendidos pelo mutirão”, enfatiza.
Sobre a tomografia, Fracisconi salienta que ainda ficarão cerca de 50 pacientes na fila. “É difícil fazer tudo, mas estamos nos esforçando para prestar os devidos atendimentos e diminuir o tempo de espera”, fala.
Hoje o SUS disponibiliza oito tomografias e 33 ultrassonografias por mês, além de 168 pelo Posto Central, pois o Município dispõe de equipamento e médico especializado em ultrassonografia. “O que o SUS não oferece fica por nossa conta, mesmo assim não é suficiente já que a demanda é grande, inclusive, além destes, a municipalidade tem também que arcar com vários outros exames”, comenta Francisconi.
A Secretaria do Sistema de Saúde está entrando em contato com os pacientes que estão aguardando para a realização das tomografias e caso alguém que tenha encaminhado a documentação não tiver sido localizado, deve tirar as dúvidas pelo telefone 3434-1711. “Sabemos que a demanda é sempre maior do que se pode oferecer, mas estamos trabalhando para que todos sejam atendidos o mais breve possível”, finaliza o secretário.