Saúde

Morro da Fumaça identifica ao menos 512 crianças e adolescentes com vacina em atraso

Morro da Fumaça identifica ao menos 512 crianças e adolescentes com vacina em atraso
Gabriela Recco

A busca ativa realizada pela Secretaria do Sistema de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, constatou que 512 crianças e adolescentes estão com vacinas em atraso, em Morro da Fumaça. Isso representa 21,6% das 2360 cadernetas de vacinação verificadas. Esse número pode ser ainda maior, já que 1953 não levaram o documento para conferência nas escolas.

A ação aconteceu em escolas municipais, estaduais e particulares. As vacinas de rotinas elencadas no Plano Nacional de Vacinação realizadas durante o ano, tiveram pouca adesão nos últimos meses.

“É importante que todos os pais e responsáveis tenham consciência de que vacina protege, que é necessário. Que estamos erradicando doenças através da vacina. O calendário vacinal do Brasil é um dos melhores do mundo e todas são gratuitas e seguras. É um direito das crianças”, explica a pediatra, Lucila Helena Silva de Bona.

“Se elas foram liberadas pela Anvisa, se tiveram um estudo, se fazem parte do Plano Nacional de Imunização/PNI, são vacinas seguras. A vacina é algo que previne a vida inteira, para um futuro”, completa a pediatra.

No sábado (16) acontece nas Unidades de Saúde: Central, Jussara, Naspolini, Bairro Maccari, Graziela e Estação Cocal, o dia D de vacinação. “Será das 8h às 12h e das 13h às 17h, nestas unidades que possuem sala de vacina. É mais uma oportunidade dos pais ou responsáveis levarem seus filhos para colocar em dia o calendário vacinal, afinal é uma responsabilidade deles em zelar pela saúde do seu filho (a)”, destaca a Secretária de Saúde, Marijane Felippe.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo