MARCIANO BORTOLIN / PMMF
Medicação pode ser utilizada mediante prescrição de médico que atue no município e assinatura de termo de responsabilidade do paciente.
Muito comentado para o tratamento do novo coronavírus (Covid-19), mas ainda sem comprovação científica, os medicamentos hidroxicloroquina e ivermectina estão à disposição na Farmácia Municipal de Morro da Fumaça. Porém, a secretária do Sistema de Saúde, Francieli Maragno, explica que ele só pode ser usado mediante prescrição de médico que atua na Rede Municipal de Saúde. “Estes medicamentos não são para o tratamento específico de Covid-19 e não há, até o momento, uma comprovação científica sobre a sua eficácia no combate à doença e pode ainda ocasionar efeitos colaterais. Por isso, a população precisa ficar ciente disso e respeitar a decisão do médico. De qualquer forma, temos estes medicamentos à disposição na Rede Municipal de Saúde, porém reforçamos que podem ser usados somente com prescrição médica”, comenta a secretária.
A hidroxicloroquina é indicada para o tratamento da malária, de doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatóide, e doenças fotossensíveis, enquanto a ivermectina é um antiparasitário. É usado para combater lombriga, piolho, sarna e estrongiloidíase, uma infecção por parasita intestinal que pode causar quadros graves, inclusive com comprometimento pulmonar. Também se aplica à oncocercose, conhecida como cegueira do rio, comum em certas regiões da África.
Medicamentos para tratamentos dos sintomas
Além disso, no Centro de Triagem, nas unidades de saúde e na Farmácia Central, estão disponíveis também os medicamentos para alívio dos sintomas ocasionados pela Covid-19 como tosse, coriza, febre, dor, entre outros.