Gabriela Recco
Morro da Fumaça ganhou neste mês de março um novo espaço para a prática da Equoterapia, o Centro de Interação Familiar. A fisioterapeuta Mariely Fernandes é responsável pelas aulas e explica que a Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como recurso através do movimento tridimensional que se assemelha a marcha humana, sendo capaz de transmitir movimentos de mobilização pélvica e balanço da coluna, promovendo ajustes tônicos. “É capaz de desenvolver coordenação de movimentos e visão, estimulando a sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa melhorando a integração sensório motora”.
A terapia é indicada para diversos tipos de comprometimentos motores (paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos, posturais); mentais (síndrome de down); sociais (distúrbios de comportamento, autismo, psicoses) e emocionais (deficiência visual, auditiva e afins). “Os atendimentos no município são para alunos que possuem alguma dessas afecções citadas e tenham encaminhamento médico pra realizar a prática”, esclarece a fisioterapeuta.
O tratamento é realizado uma ou duas vezes por semana, conforme necessidade de cada praticante. “Cada sessão tem duração de 30 minutos pois este é o tempo estipulado pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL). Além disso, é comprovado cientificamente que, 30 minutos de sessão equivale a 21.600 movimentos de ajustes tônicos”, pontua.
“Entre os principais benefícios das aulas de Equoterapia estão a melhora da autoestima e autoconfiança, inserção social, melhora do equilíbrio e coordenação, ajuste postural, melhora da integração sensório-motora, organização espaço-temporal e consciência postural”, finaliza.
O Centro de Interação Familiar fica localizado na Rodovia Tranquilo Sartor, bairro Linha Frasson, número 2260. Mais informações pelo telefone (48)9 9606-7084.