Saúde

Morro da Fumaça abre inscrições para programa cardiovascular pioneiro no Brasil

Morro da Fumaça abre inscrições para programa cardiovascular pioneiro no Brasil
Gustavo Milioli / PMMF

Projeto Coração do Futuro irá monitorar por meio de exames toda a população de 40 a 80 anos do município.

Em iniciativa pioneira no Brasil, o Governo Municipal de Morro da Fumaça abriu as inscrições para o projeto Coração do Futuro, que irá monitorar por meio de exames toda a população de 40 a 80 anos residente no município. Interessados em participar precisam preencher um formulário no site da prefeitura e aguardar o contato da Secretaria do Sistema de Saúde. O período de inscrições vai até o final setembro.

Além de morar em Morro da Fumaça e ter a idade mínima, também é necessário que o paciente nunca tenha passado por tratamento de revascularização no coração (cirurgia de ponte de safena e colocação de stent na coronária), ou tido infarto agudo do miocárdio, já que o objetivo do programa é prevenir eventos futuros.

“Com a checagem laboratorial, vamos realizar o escore de cálcio coronariano, que identifica a quantidade de placas de gorduras na coronária, sendo possível calcular as chances do paciente sofrer um infarto nos próximos dez anos”, detalha o prefeito Noi Coral.

Coral teve a ideia de levar à população a oportunidade de manter um acompanhamento médico cardiovascular, após passar por uma bateria de exames de rotina e ficar preocupado com o resultado. “O meu escore de cálcio nas artérias ficou acima do padrão, e eu nem sabia o risco que estava correndo. Também vamos checar os níveis de pressão sanguínea, diabetes e colesterol, importantes para o diagnóstico de problemas cardiovasculares”, explica.

Após o levantamento de informações, o Governo Municipal será capaz de, futuramente, comparar como era a taxa de eventos cardiovasculares em Morro da Fumaça antes e depois da implantação do Coração do Futuro. “Assim, vamos saber para onde direcionar os recursos públicos para trabalharmos na prevenção e no tratamento destas doenças”, aponta o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

Inicialmente, o programa irá contemplar os fumacenses acima de 60 anos, e, gradativamente, será ampliado aos mais jovens. Todos os profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Morro da Fumaça serão treinados para tratarem os pacientes diagnosticados com risco potencial. “Não temos dúvidas de que o Coração do Futuro será um divisor de águas na prevenção de doenças relacionadas ao coração e que, no longo prazo, a população fumacense irá colher os frutos da longevidade”, destaca Marijane Felippe, secretária do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça.

O coordenador do projeto é o médico cardiologista Christian Dal Pont. “Em uma etapa subsequente, avaliaremos os pacientes que já tiveram eventos cardíacos, com a medição da pressão e avaliação dos níveis de glicose e colesterol, para também contemplar esses pacientes de maior risco, pois os mesmos já tiveram eventos cardiovasculares e necessitam de metas mais agressivas de controle. É um programa inovador e audacioso, onde a prevenção cardiovascular vai ser avaliada pela primeira vez, de forma precisa, em um ambiente de saúde pública municipal”, salienta o cardiologista.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo