MARCIANO BORTOLIN / PMMF
Secretaria do Sistema de Educação criou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde os estudantes realizam as atividades.
A pandemia do coronavírus mudou muita coisa nos últimos meses. Fechou empresas, cancelou aulas. Mas nem por isso, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça estão deixando de estudar. Por iniciativa da Secretaria do Sistema de Educação, foi criado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que está possibilitando que os estudantes sigam aprendendo sem sair de casa.
Os professores e coordenadores elaboram o conteúdo que é postado no AVA que fica no site oficial do Município. Os alunos acessam e realizam as atividades com outras vantagens: na companhia dos pais e no aconchego do lar. A secretária, Greicy Salvador Zaccaron, explica que aqueles que não possuem internet podem ir até as escolas para imprimir o material. “As atividades não presenciais são um desafio para todos nós, escolas, famílias, comunidade e, principalmente para as crianças. Porém, temos visto que esse canal aberto de comunicação entre família e escola tem sido fundamental nesse momento de distanciamento social”, destaca.
Iniciativa é bem aceita pelos pais
A iniciativa teve grande aceitação e adesão por parte dos pais e alunos. Elaine Bortolato Serafim, que é mãe da Maíra, que está no 6º ano, relata que a filha fica muito animada ao realizar as atividades e parabeniza os profissionais da educação pela dedicação.”Todo o pessoal da Educação, da equipe técnica do site, os professores e diretoras pela agilidade e dedicação nas atividades. Estão muito organizadas e de fácil acesso. Estou falando como mãe e como parte integrante da educação, mas principalmente como cidadã muito preocupada e com medo desse vírus. Obrigada para quem não pode ficar em casa como nós, obrigada professores e diretores pelo apoio aos alunos”, enfatizou.
Eliane Sartor Pacheco é outra mãe feliz com o projeto. “Parabéns a todos os professores, à Secretaria de Educação, enfim a todos os responsáveis pelas aulas elaboradas e postadas no AVA. Que continuem pensando no aprendizado das crianças do município de Morro da Fumaça”, afirma.
A professora do 3º ano da Escola Municipal Pietro Maccari, Daiani Piva, diz que criou dois grupos de Whatsapp, onde adicionou os pais dos alunos para manter contato e tirar dúvidas. “Faço vídeos de explicação, dou print dos conteúdos, tudo para tirar as dúvidas. Fico feliz em ver que grande parte dos pais está participando”, afirma.
Exemplo para outros municípios
A secretária fala que outras cidades de Santa Catarina e até mesmo do Paraná procuraram Morro da Fumaça para conhecer o modelo e aplicar aos seus alunos. “Agradeço e parabenizo cada um dos profissionais da educação por toda a dedicação na elaboração de todo o conteúdo e por não medirem esforços na busca por oferecer o melhor a cada aluno”, acrescenta.