Sensibilizar as crianças e adolescentes de suas responsabilidades sociais. Com esse objetivo, teve início na quinta-feira (3) o Projeto 2018 do Observatório Mirim em Morro da Fumaça. A abertura aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque, e neste ano vão participar cerca de 250 estudantes de todos os 5º anos das escolas da rede municipal.
Há 16 anos como nutricionista da prefeitura, Carla Espindola destaca que é a primeira vez que vê um projeto que envolve os alunos para conferir a merenda escolar. “Acho bastante válido para a formação deles como cidadãos, pois eles que vão fazer a diferença. É importante para os alunos entenderem que o que chega na escola é dinheiro deles, e também fiscalizar a qualidade da alimentação que vai à mesa. No ano passado deu bem certo o projeto”, coloca.
A aluna Andresa Patricio Freire, de 10 anos, está empolgada para a atividade. “A gente tem que economizar e ajudar, e assim coisas novas chegam para a escola”, adianta.
O projeto iniciou em 2017 sob o comando do Observatório Social da cidade e este ano está sendo ampliado. “Tivemos 100% de adesão das escolas. As crianças estão bem participativas e acredito que na prática vai sair como o planejado. Iremos acompanhar nas escolas o andamento dos trabalhos, e os estudantes vão conferir a chegada dos itens que fazem parte da merenda, analisando se chegam nas quantidades especificadas e também a qualidade”, pontua o presidente do OS fumacense, Glauber Recco.
Gabriela Recco
ge