Além deste, outros três profissionais serão contratados para atuar no município.
O ESF Alfredo Valsechi, do bairro Jussara em Morro da Fumaça, passa a contar com novo médico a partir desta segunda-feira (7). Natural de Criciúma, Felipe Guglielmi Niada foi apresentado pelo secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi, e já atende no local.
A intenção, segundo o secretário, é contar com mais três médicos nos próximos dias. “Infelizmente estamos com dificuldades na contratação. Em fevereiro acabamos sendo surpreendidos com o pedido de exoneração de três profissionais e estamos trabalhando na reposição”, enfatiza Francisconi. Dois destes médicos, explica o responsável pela pasta, são do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. “Precisamos esperar a abertura do edital para a contração, o que acontece neste mês”, fala.
Além destes, mais um ainda deve ser contratado pelo município, totalizando quatro. Sobre especialistas, um pediatra chegará para suprir a falta do anterior, que também pediu demissão. “No final do ano passado realizamos um processo seletivo, onde passaram 17 profissionais. Agora chamamos todos e nenhum quis vir para Morro da Fumaça, por isso abrimos um processo de contratação emergencial. Continuamos trabalhando para que a situação seja normalizada em breve”, cita o secretário acrescentando que dos aprovados no processo, 90% eram formandos e não preenchiam os pré-requisitos para trabalhar no município. “Por estarem se formando, eles não possuem o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), impossibilitando a contratação”, pontua.