As lembranças de cada tijolo colocado para erguer a Igreja Matriz São Roque enchem os olhos de emoção do pedreiro Walmor Luiz Piva. Hoje com seus 81 anos, ele relembra com orgulho cada traço arquitetônico construído pelas suas mãos e da equipe de profissionais vindo da cidade de Nova Trento/SC, sua cidade natal. “Dia 4 de julho de 1958, há 60 anos, eu e mais três pedreiros e um servente de obra começamos a construir aqui”, conta.
Atualmente morando em Curitiba, no Paraná, Piva é o único pedreiro ainda vivo e sempre que vem visitar os parentes em Morro da Fumaça não deixa de ir à igreja. Muito emocionado pisando na imponente construção ele confessa: “A vontade é de chorar mesmo. Parece mentira que construímos isso aqui”, recorda quase indo às lágrimas.
“Para construir no alto era tudo puxado na roldana. O andaime era feito de madeira de eucalipto que nós mesmos fazíamos”, explica. Questionado sobre as dificuldades do passado na construção ele é enfático: “Nós não tínhamos dificuldades, porque éramos jovens. Tínhamos toda energia para trabalhar e eu gostava de trabalhar”.
Piva já havia construído outras igrejas pelo Estado e conta que a construção da matriz São Roque, em Morro da Fumaça, foi finalizada em dois anos e meio. “No final da obra estava só eu e o Euclides Piva. A cruz lá no alto fui eu que construí. Alguém até bateu uma foto minha lá sentado na época, mas não me recordo quem foi. A fundação da igreja é toda de pedra e a base da torre é toda em um só bloco de pedra. Isso aqui é uma grande obra de arte”, conta ele lembrando de cada detalhe feito.
E foi durante a construção da igreja que Piva conheceu a sua esposa, a senhora Zelaire Salviato Piva, hoje com 79 anos. “Ela é daqui e eu a vi cantando no coral”, lembra. E ela completa: “Eu percebi ele jogando bingo e disse: eu vou ficar com esse baixinho. E foi num soarê que dançamos juntos e depois ele me levou para casa”.
Nesta semana a cidade de Morro da Fumaça comemora os 60 anos da Paróquia São Roque, e os padroeiros São Roque e Nossa Senhora da Glória. A programação inicia nesta terça-feira (14) e segue até domingo (19) com atrações religiosas, musicais e muita gastronomia.
GABRIELA RECCO