Geral

Mais de 18 quilômetros pavimentados em três anos em Morro da Fumaça

Mais de 18 quilômetros pavimentados em três anos em Morro da Fumaça
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Melhorias na infraestrutura de vias beneficiam todos os bairros e muitos fumacenses.

Valdirene Rosa de Oliveira Bortolatto mora há 15 anos na Rua José  João Corrêa, no Bairro Esperança, em Morro da Fumaça, e desde então, ela e os demais moradores faziam um único pedido: que a via fosse pavimentada. Com a passagem dos anos, eles não viam a obra sair, o que mudou há dois anos com a pavimentação em lajotas. “A rua ficou uma graça. Todo mundo cuida, muitos fizeram calçadas, os imóveis agora têm mais valor e as pessoas se animam em pintar as casas deixando tudo ainda mais bonito”, comenta.

Ela lembra das dificuldades enfrentadas por anos com a falta de pavimentação. “Quando vim morar era estrada de chão, sofríamos muito com a poeira, com a alergia. O meu filho quando nasceu, passei trabalho com ele devido à poeira. Todos os dias tinha que passar pano na casa”, recorda.

Um trabalho que transforma a cidade

A rua onde Valdirene mora, e de onde diz não querer sair, é uma das muitas que receberam melhorias na infraestrutura nos últimos anos. Em três anos, a cidade ganhou pavimentação em 18,2 quilômetros de ruas, o que beneficia diversos bairros e milhares de moradores com o fim da poeira e dos buracos. Até o fim de 2020, serão em torno de 22 quilômetros pavimentados.

Obras importantes como os três quilômetros da Rodovia Municipal Tranquilo Sartor, que liga o Centro à localidade de Linha Torrens, que recebe investimento de R$ 4,1 milhões, há muitos anos esperadas pela comunidade, tornaram-se realidade. “São muitas obras em todos os bairros de Morro da Fumaça que já dão resultado positivo às comunidades. Sabemos o quanto estes trabalhos são importantes para o fim da poeira, buracos e na consequente melhoria da vida dos fumacenses”, enfatiza o prefeito, Noi Coral.

Entre os bairros beneficiados, está o Naspolini, que ganhou pavimentação em nove ruas, totalizando mais de 2,6 quilômetros e investimentos que ultrapassam a casa dos R$ 1.4 milhão. Destas, cinco ganharam asfalto: Rua dos Expedicionários, Rua Independência, Travessa Pantanal, Travessa Amazonas e Rua Nery de Rochi.

A alegria em ver a rua pavimentada

O casal Valdemiro Machado e Maria Salete Mendes Machado reside na Rua Nery De Rochi  há mais de 40 anos e também comemora as melhorias. “A atual Administração Municipal realizou uma obra que era promessa de muitos prefeitos que aqui passaram, mas nunca cumpriram e hoje podemos relatar os benefícios,  pois com a estrada de chão batido, a poeira era demais e chegava a sufocar e até mesmo as plantas ao redor de casa não se desenvolviam. Imagina nós que tínhamos que respirar aquela poeira”, fala Valdemiro.

Salete lembra que a casa precisava ficar sempre fechada. “Quando dava vento sul, eu rezava para o vento virar e quando chovia, agradecia em dobro. Hoje com a pavimentação asfáltica até as plantas ficaram mais verdes e os pé de manga, laranja e outras frutas, além das hortaliças se desenvolvem mais rápido e com mais qualidade”, relata.

O casal lembra que antes da pandemia, quando ainda podiam receber visitas, os netos brincavam no pátio de casa sem ter o problema de se sujar com poeira que vinha da estrada de chão. “Somos gratos a atual Administração Municipal”, pontua Valdemiro

Obras também no distrito

O distrito de Estação Cocal também é um dos beneficiados. São 11 ruas pavimentadas como, por exemplo, o trecho mais crítico da Rua João de Rochi, que ganhou asfalto. Além dessas, a Rua Natal Padoin no centro do distrito e vias das comunidades de Mina Fluorita e Vila Rica também ganharam melhorias.

O morador da Rua Írio Cechinel, no Loteamento Írio de Roche, do distrito de Estação Cocal, Joglas De Rochi, diz que também sofria, principalmente com a poeira antes da via ser pavimentada. “Antes era valo, mato nas margens da estrada. Comprei o lote, construi a casa, procurei alguém na busca por solução para a rua. Sofri bastante, a poeira era o pior de tudo, pois a rua tem bastante movimento. Graças a Deus tivemos a felicidade de ser presenteados com esta pavimentação. Agradeço o prefeito Noi e o vice Eduardo”, cita.

Um bairro que não recebia obras de pavimentação há mais de dez anos, o Graziela, chega a seis vias pavimentadas: a Bepe Bertan, um dos acessos ao local, além da Guilherme Polla, Ivanor Bertan, Pedro Gabriel, Pláscido Piva e José Guollo. “O município carecia de melhorias na infraestrutura de suas ruas e hoje vimos como estas ações têm contribuído com a melhoria da qualidade de vida dos fumacenses”, comenta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

Usina de asfalto agiliza obras

Uma parceria entre os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Circures), beneficia a melhoria da infraestrutura da cidade: a aquisição de uma usina de asfalto. Com isso, diversas e importantes ruas de Morro da Fumaça ganharam camada asfáltica. “Esta foi mais uma ação pioneira na região que visa favorecer as comunidades de todas estas cidades. Com isso, além da agilidade nas pavimentações, o asfalto adquirido sai a um preço mais baixo”, explica o prefeito, Noi Coral.

Ruas pavimentadas em Morro da Fumaça:

Bairro Naspolini:

Rua dos Expedicionários

Rua da Independência

Travessa Pantanal

Travessa Amazonas

Nery de Rochi

Severino Frasson

Travessa Angelo sachi

Travessa Adair Naspoline

Caetano José de Almeida

Bairro Graziela:

Guilherme Polla

Ivanor Bertan

Bepe Bertan

Pedro Gabriel

Plascido Piva

José Guollo

Bairro Jussara:

Malaquias Bonifácio Espíndola

Emílio Frasson

José Cândido

Bairro Maccari:

Miguel Valdir Darolt

Cornélio José de Almeida

Jorge Dagostin

Valter Santos Espindola

Mansuetto Maccari

Bairro De Costa:

Donato Taufembach (Trecho 2)

Donato Taufembach (Trecho 1)

Silvia Capeletti

Delídia de Costa

Tranquilo Pellegrin

Estação Cocal/Mina Fluorita/Vila Rica:

Abel Cechinel

Írio Cechinel

Lírio Frasson

Antônio de Rochi

Casemiro Smielevski

Natal Padoin

Francisco Morotiskoski

João De Roche

Luiz Casagrande

Antonio Gonçalves de Souza

Professor Pascoal

Bairro Bortolatto:

Maria Tereza de Jesus

Santa Isabel

Genoveva Guglielmi

São Francisco de Assis

Santa Clara (Trecho 1)

Euclides Piva

Bairro Capelinha:

Abel Maccari

Linha Torrens:

Tranquilo Sartor

Loteamento Bertan:

Quintino Bertan

Centro:

Jose Cechinel

Vanteiro Margotti

Rua 20 de maio

Bairro Esperança:

Jose João Correa

Rua Francisco Paulo Fernandes

Bairro Monte Verde:

Pietro Maccari

Tranquedo Neves

Estanislau Cizeski

Natal Sartor

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo