GABRIELA RECCO
Gripe, sinusite, resfriados, tosses, crises alérgicas, pneumonia, asma e tantas outras doenças respiratórias desse tipo aparecem com mais frequência no inverno devido ao clima úmido. E cada vez mais, surge a importância da lavagem nasal, principalmente, em bebês, crianças e idosos.
Recomendado por médicos pediatras e otorrinolaringologistas, a lavagem nasal é um procedimento eficaz para evitar doenças das vias respiratórias. “A importância da lavagem nasal vai além da limpeza das vias aéreas, ela atua no controle dos sintomas e na prevenção de doenças respiratórias. Lavar o nariz deve ser um hábito diário, assim como escovar os dentes. O acúmulo de secreções facilita infecções, principalmente em períodos frios. As pessoas alérgicas são as mais acometidas as infecções respiratórias, portanto, lavar o nariz várias vezes ao dia é fundamental para prevenção e tratamento”, explica a farmacêutica e bioquímica Denise Ferraz Tezza.
Denise reforça o hábito da lavagem nasal com spray pressurizado de soro fisiológico. “A lavagem deve ser realizada com solução fisiológica, sendo recomendado o uso preferencialmente de aplicadores específicos para uso nasal. Alguns produtos que contém outras substâncias na fórmula devem ser usados de forma restrita, preferencialmente prescritos por um profissional médico”, salienta.
“Para aplicar, é importante inclinar a cabeça para frente, e manter o aplicador nasal na posição vertical e em direção lateral da narina”, finaliza. Clique aqui e confira mais dicas da farmacêutica.