Gabriela Recco
Hoje (21) começa oficialmente o inverno, época mais fria do ano. E junto do frio, aumentam os casos de doenças respiratórias, uma grande preocupação, principalmente entre crianças e idosos. A farmacêutica e bioquímica da Drogaria Denise, Denise Ferraz Tezza, alerta sobre os cuidados essenciais contra vírus e bactérias causadoras de patologias nesta época do ano.
Coriza nasal, dor de garganta, dores no corpo, febre e dor de cabeça são os principais sintomas comuns da gripe, uma infecção viral que ataca o sistema respiratório. Com a chegada do inverno, essas doenças aumentam devido ao clima frio e seco favorecendo ainda mais a proliferação dos vírus, facilitando a transmissão.
A farmacêutica explica que a gripe é ocasionada por vários vírus, mas principalmente pela influenza. “Estamos vendo vários casos de tosse, coriza, dor no corpo e mal-estar. Geralmente dura uns cinco dias”, explica.
Alerta sobre a tosse
“A tosse deve ser avaliada por um profissional para ser medicada. Não adianta tomar qualquer xarope, sendo que eles têm várias fórmulas e cada formulação é específica para um tipo de tosse. Por isso é importantíssimo identificar o tipo e, então, entrar com a medicação correta”, esclarece a farmacêutica.
Denise ainda explica melhor sobre a tosse e neste áudio. Ouça:
As transmissões dos vírus são ocasionadas muitas vezes por secreções expelidas por espirros, tosses, no período febril, mãos sujas e materiais contaminados. “A melhora da imunidade tem muito a ver com o que o organismo precisa”, destaca Denise.
Ela pontua quatro nutrientes importantes para estar em dia nesta época do ano. Ouça:
Algumas dicas de prevenção:
– Beber muita água
– Manter os ambientes ventilados
– Alimentação saudável
– Evitar contato com pessoas doentes
– Lavar e higienizar sempre as mãos
– Manter as vacinas em dia
– Dificuldade em respirar ou febre prolongada deve procurar imediatamente um atendimento de saúde.