Primeira delas será montada no distrito de Estação Cocal. Outras duas estão previstas para o mês de junho: Vila Rica e bairro Bortolatto
A Fundação do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) está colocando em ação o projeto de hortas comunitárias no município. A primeira delas será instalada no distrito de Estação Cocal neste sábado, 9, a partir das 9h.
Os trabalhos já tiveram início nesta semana e serão complementados durante o dia. Ao longo do mês de junho, dedicado ao Meio Ambiente, outras duas hortas serão implantadas. Na próxima semana, o mesmo trabalho será feito na localidade de Vila Rica e na sequência no bairro Bortolatto.
A intenção, explica o presidente da Fumaf, Natan Souza, é estimular a prática da agricultura de subsistência sustentável, proporcionando a alimentação saudável, através do consumo de produtos de maior qualidade. Os canteiros suspensos serão todos construídos com madeiras reutilizadas. “Isto desperta a conscientização quanto ao reaproveitamento e incentiva técnicas ambientalmente sustentáveis”, fala.
Doação de mudas
Além da implantação da horta comunitária, a Fundação do Meio Ambiente ainda fará a doação de mudas de árvores nativas a quem estiver presente. A ação ainda terá a presença de agricultores familiares que realizarão uma feira no local.
Utilização
O funcionamento, conforme o presidente da Fumaf, será definido através de regras elaboradas com a própria comunidade.
Souza explica ainda que a iniciativa ocupará espaços públicos, fortalecerá a agricultura familiar e permitirá a participação popular. “No decorrer do ano, outros bairros que quiserem participar podem nos procurar que buscaremos realizar o mesmo trabalho”, cita.
Farmácia Viva
A estrutura receberá ainda o projeto Farmácia Viva, da Epagri, que se baseia no cultivo de plantas medicinais e orientação quanto ao melhor preparo fitoterápico de cada erva. “Criaremos um material informativo para instruir sobre a espécie, preparo e consumo”, explica Souza.
Além da Fumaf, participam da iniciativa, as secretarias de Educação, Saúde e Infraestrutura, Epagri, empresas, Cermoful, agricultores e diversas instituições.
O que: instalação de horta comunitária
Local: rua João de Rochi (em frente à Rádio de Estação Cocal)
Hora: 9 horas
Instalação da outras hortas:
Sábado (16/06) – Vila Rica
Sábado (23/06) – bairro Bortolatto