GABRIELA RECCO
Depois de ficar 40 dias internada a fumacense Bete Matiola Cechinel, de 67 anos de idade, já está em casa recuperada do Coronavírus/Covid-19. Ela foi diagnosticada com a doença no dia 2 de abril, e no hospital chegou a ficar alguns dias na UTI. De acordo com o filho, Tallis Matiola Cechinel, a mãe também utilizou Cloroquina no tratamento.
“Logo que ela entrou na UTI solicitaram para a gente autorização para o uso, e então aceitamos. Ela também aceitou. O efeito colateral que minha mãe teve foi arritmia, mas ela já tem isso. Então diminuíram a dose, controlarem bem, e continuaram o tratamento com esse remédio por mais cinco dias”, explica.
O estado de saúde de Bete era grave, e, por isso, segundo o filho, o uso da Cloroquina era justificado naquele momento. “Tudo era viável. Então acreditamos que o uso da Cloroquina ajudou sim. Pois desde o início do uso, ela sempre teve melhoras nos sintomas. Nós aconselhamos o uso, com supervisão médica, pois pode ajudar muito o tratamento”, aconselha o filho da fumacense que hoje está curada.