MARCIANO BORTOLIN / PMMF
Alerta é para que pacientes retirem o medicamento somente quando for necessário para evitar o desperdício.
A Farmácia Municipal e as unidades de saúde de Morro da Fumaça têm registrado grande devolução de medicamentos por parte dos pacientes. A farmacêutica da Farmácia Municipal, Drielly Florentino, acredita que se isso deve, em parte, porque muitas pessoas têm o remédio em casa, mas mesmo assim, acabam indo buscar, o que gera o acúmulo.
“Têm pessoas que estão pegando medicamentos mesmo com grande quantidade em casa, estão deixando acumular e depois vêm e devolvem. Queremos que as pessoas tenham consciência que, se está sobrando em casa não precisa pegar mensalmente. Usa o que tem e quando estiver próximo do fim, aí sim vai na unidade ou na farmácia buscar. Não vai afetar em nada”, explica.
Conforme Drielly o volume de medicamentos devolvidos é alto e muitos chegam próximo de vencer a validade. Ela fala ainda que, alguns têm medo de que se não pegar o medicamento todos os meses pode perder o direito. “Mas não perde nenhum direito. Se não vem buscar neste mês, pode buscar no mês que vem, sem problemas”, completa ela.