COM INFORMAÇÕES DA EPAGRI
A família Budni Milak está investindo na produção na produção de morango com qualidade no município de Morro da Fumaça. São 2,3 mil mudas plantadas em 280m² do cultivar San Andreas, produzindo aproximadamente 200 quilos mensais de frutos doces e saudáveis.
O produtor recebeu financiamento da linha Pronaf, foi beneficiado pelo Programa Menos Juros do FDR – Fundo de Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. Os recursos foram aplicados, iniciando o cultivo em 2019.
O projeto teve tanto sucesso que o agricultor Edinei Budni Milak irá investir em mais dois abrigos de cultivo protegido para o cultivo de morango. “O cultivo é conduzido pela família, e nos orgulhamos de entregar um produto limpo para a sociedade”, explica.
A família faz parte da Cooperativa Nosso Fruto do município de Morro da Fumaça, dessa forma tem o acesso a programas governamentais como PNAE. Parte da produção é comercializada direto ao consumidor na propriedade, em padarias, na feira do município e supermercados dos municípios vizinhos de Criciúma e Cocal do Sul. As vendas direto ao consumidor garantem uma boa rentabilidade, com preços justos.
Segundo a engenheira-agrônoma Vera Regina Camargo, extensionista da Epagri em Morro da Fumaça, outro ponto importante da tecnologia é que as plantas ficam protegidas da chuva, pois estão dentro dos abrigos, e não têm contato direto com a terra. “A prevenção e o controle de doenças e insetos indesejáveis são feitos com uso de produtos biológicos e isso garante maior sanidade e qualidade dos frutos”, coloca Vera.