Gabriela Recco
As aulas da Rede Pública Estadual de Ensino retornaram nesta quinta-feira (18). Em Morro da Fumaça, a Escola de Educação Básica Princesa Isabel recebeu os alunos após onze meses de atividades remotas devido ao coronavírus.
O diretor da escola, Ari Donizete de Oliveira, explica que todos os protocolos de saúde estão sendo seguidos. “Foi tudo calmo e normal neste primeiro dia. Estamos seguindo o Plano de Contingência Estadual para Educação e todos respeitaram as novas regras de convívio devido ao coronavírus”, explica.
No período da manhã, em torno de 200 alunos voltaram para a sala de aula. A tarde em torno de 150 e no período da noite 100. O ano letivo na escola será dividido entre “Tempo Escola” e “Tempo Casa”. “Vamos fazer rodizio com os alunos em grupo A e grupo B, organizando as atividades escolares”, destaca Oliveira.
O diretor ainda explica que a entrada na escola será realizada pelo portão principal e a saída pelo portão dos fundos (ao lado do ginásio) a partir das 7h40 (matutino), 13h40 (vespertino) e 18h10 (noturno). “Os alunos que chegarem antes deste horário devem respeitar o uso de máscara, o distanciamento de 1,5 m das demais pessoas, e evitar aglomerações no entorno da escola”, pontua.
“Além disso temos um dispenser disponível no local com álcool em gel, e também aferição da temperatura. Lembrando que não será permitido entrar no local a pessoa que venha apresentar temperatura corporal igual ou superior a 37,8oC”, coloca Oliveira.
O diretor recomenda aos alunos que cada um traga seu kit diariamente contendo: álcool gel, 1 garrafinha para água, máscaras para trocar ao longo do período de aula (em torno de 3) e lenços de papel. “São cuidados necessários para evitar o contágio e disseminar o coronavírus”, finaliza.