ASSESSORIA UNESC
Projeto é oferecido pelo curso de Administração a micro e pequenas empresas da região.
Mais de 15 micro e pequenas empresas da região deram, na noite desta segunda-feira (5/10), um passo que pode ser um divisor de águas em seus negócios. Elas iniciaram a participação no Plano de 60 dias, projeto protagonizado por acadêmicos das fases finais do curso de Administração da Unesc e que oferece suporte técnico para a gestão das empresas de forma gratuita.
Por meio de encontros semanais, realizados neste semestre de forma virtual em decorrência da necessidade de distanciamento social, os alunos levantarão informações, farão análises e propostas aos gestores das empresas que recebem a consultoria, tendo como foco o apoio ao desenvolvimento dos negócios, em especial neste momento de instabilidade econômica.
Conforme a professora e pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, essa é uma oportunidade ímpar oferecida a sete anos por meio da Universidade. “Trata-se de um trabalho altamente diferenciado que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento socioeconômico da região”, pontua.
As assessorias envolvem as áreas de gestão econômica e financeira, gestão de custos, gestão da qualidade, gestão das operações e produção, gestão de pessoas, gestão de marketing, gestão de vendas, gestão de estoques e gestão logística. “Nesta edição, em especial nosso foco é na sustentabilidade dos negócios. Estaremos provocando os alunos, como consultores, e as empresas para as quais estarão prestando serviço, para que reflitam e usem a expertise já adquirida pela organização, somada ao conhecimento acadêmico, para encontrarem as melhores soluções”, acrescenta Gisele, que compartilha com o professor Diogo Morais a missão de acompanhar de perto o desempenho de cada equipe.
A partir do início das atividades nesta segunda-feira, o Plano de 60 dias contará ainda com as etapas de diagnóstico, apresentação do diagnóstico e definição do plano, realização de consultoria e produção do relato de experiência e, por fim a socialização dos resultados. “O objetivo é que ao final da aplicação desta metodologia seja possível perceber novas ideias sendo implantadas e estudadas, além de oportunidades de inovação dentro do negócio e, como consequência, a possibilidade de melhorar o desempenho no mercado”, explica.
Os atendimentos ocorrerão todas as segundas-feiras das 19h30 às 21h30, de forma online e gratuita. Os trabalhos serão encerrados ao fim do semestre, no dia 23 de dezembro de 2020.