Gabriela Recco
Ela é empresária e aos 57 anos de idade comanda uma empresa com mais de 500 colaboradores. Alice Matiola é presidente da empresa fumacense Cristal Embalagens, e é a escolhida do site Morro da Fumaça Notícias para representar o universo feminino nas comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março).
Para Alice, estar numa posição de liderança dentro da empresa é motivo de muita responsabilidade. “É saber que preciso ter serenidade para tomar decisões, estar sempre buscando o desenvolvimento profissional, estar alerta ao mercado e prezar pelo contínuo crescimento da empresa e a satisfação de nossos clientes. Para isso é preciso ter autoconfiança, inteligência emocional e estar motivada para exercer minha função e inspirar pessoas a realizar suas atribuições”, conta.
A Cristal Embalagens é uma empresa conhecida no mercado nacional e internacional, e, apesar de hoje ter referências a apresentar nem sempre foi assim. “O início foi difícil. Foi preciso ganhar a confiança do mercado, provar que a empresa tem capacidade de fornecer o que se dispõe. Enfrentar tudo isso exige paciência, confiança e, principalmente, trabalho”, destaca.
Formação profissional
Formada em Direito pela Unisinos e Pós Graduada em Administração de Empresas pela FGV, Alice Matiola iniciou suas atividades profissionais no ramo de confecções, onde atuou por vários anos. “Depois, fui para a Cristal Embalagens onde estou desde a sua fundação e me orgulho muito de ter participado de todas as decisões que impactaram no crescimento da empresa”.
Para exercer as atividades profissionais, Alice está em constante aprendizado para dar conta do papel fundamental que tem no desenvolvimento da empresa. “Fiz e faço vários cursos na área comercial, custos, planejamento estratégico, liderança, recursos humanos entre outros. Realizo estudos de mercado, apresento projetos de expansão fabril, realizo compras de novos equipamentos e matérias-primas, pesquiso e apresento soluções para manter a empresa atualizada e competitiva. Tenho a tomada de decisões, analiso os impactos financeiros de cada projeto que fizemos, faço a gestão dos resultados e o planejamento estratégico da empresa”, explica.
Além disso, a empresária também tem a função de garantir o bom clima organizacional da empresa, prezar por uma equipe de trabalho dedicada, profissional, competente e prestar conta aos acionistas e conselho da empresa. “Esta é a minha história junto a Cristal. De muito trabalho e de fé em nossa capacidade de entregar resultados ainda melhores do que os que prometemos aos nossos clientes”, acrescenta Alice.
Julgamentos e preconceitos
Por ser mulher e liderar a empresa, Alice Matiola conta que já sofreu preconceito. “Algumas pessoas acham que esta questão do preconceito acontece somente no Brasil, mas não é assim. Preconceito existe em toda parte. Infelizmente ainda há homens que nos julgam apenas por sermos mulheres e acham que somos frágeis e incapazes de tomar decisões ou sermos firmes em nossos propósitos”, lamenta. “Felizmente em todas as situações que enfrentei, bastaram poucos minutos de conversa para que o meu interlocutor passasse a me enxergar como profissional e me designasse o respeito merecido”.
Empoderamento das mulheres
Para buscar cada vez mais empoderamento, Alice acredita que é preciso ter controle sobre a própria vida, ou seja, ter opiniões próprias, autoconfiança, atitude e autonomia. “É ter consciência de suas forças e de suas fraquezas. Não adianta querer empoderamento e não lutar para conquistá-lo. Empodera-se quem trabalha, quem lê, quem se especializa, quem escuta os dois lados e forma sua própria opinião. Quem não se prende a fofocas ou preconceitos. Quem é autoconfiante, conhece suas capacidades, suas fraquezas e é capaz de se automotivar. Empoderado é quem não desiste frente aos obstáculos, que respeita e é respeitado”, pontua a empresária fumacense.
Ela coloca que o empoderamento não é conquistado somente com palavras, mas com atitudes, com mudanças de comportamento, com profissionalização. “Não acontece do dia para a noite, mas é uma longa estrada a ser percorrida dia a dia, com aprendizados constantes”, diz.
Homenagem às mulheres
Neste dia 8 de março, que simboliza a luta histórica das mulheres por melhores condições de trabalho, por igualdade de gêneros, e, também, contra o machismo e a violência feminina, Alice Matiola deixa a sua mensagem às mulheres.
“Nós revolucionamos nossa história a cada dia, fazendo coisas que diziam sermos incapazes de fazer. Somos mulheres e ao mesmo tempo mães, profissionais, amigas, esposas, namoradas, tias, avós. Conquistamos respeito, admiração e estamos vencendo as diversas formas de preconceito e exercendo as mais diferentes profissões. Por isso merecemos um dia para comemorar nossa força, nossa luta e para que todos reconheçam nossa dignidade. Feliz Dia Internacional da Mulher”, finaliza.