Especial

Covid-19: “Poder se reinventar a cada dia, além de um desafio, é uma vitória”, destaca comerciante

Covid-19: “Poder se reinventar a cada dia, além de um desafio, é uma vitória”, destaca comerciante
GABRIELA RECCO

Um setor que precisou se reinventar neste um ano de pandemia foi o comércio. As lojas fechadas em março do ano passado, e os decretos sobre desde então com as medidas sanitárias necessárias para os atendimentos diante da Covid-19, fizeram com que os lojistas buscassem uma forma para atrair clientes e vender.

Aline Fragnani, da loja Exclusiva foi a escolhida pelo Morro da Fumaça Notícias para contar como se reinventou no comércio neste período em Morro da Fumaça e destaca que apesar das dificuldades, vem conseguindo novos clientes. “Confesso que no início tive medo. Foi algo totalmente novo, ninguém estava preparado. Ninguém pensou numa pandemia. Achamos que era uma gripe, que logo fosse passar”, coloca a associada da CDL.

Entretanto, a pandemia veio e se tornou algo muito maior. E mesmo com receio do que iria acontecer nos próximos meses, Aline percebeu na adversidade uma oportunidade de crescer. “Graças a Deus tive a oportunidade de crescer nessa pandemia. A loja teve mais destaque, o tal boca a boca, quando a cliente gosta e repassa para outras pessoas. Trabalhei muito com as lives e os clientes gostaram”, conta ela após um ano.

Vendas online e lives

As vendas online de forma mais interativa chamaram a atenção dos clientes e se tornaram uma forma fácil de apresentar os produtos. “Através das lives meus clientes sentem essa segurança. Virou alfo fácil de fazer para mim, consigo mostrar mais opções para meus clientes. Porque normalmente quando eles vêm na loja estão com pressa. E na live eles podem estar fazendo outra coisa e ficam assistindo. Isso foi realmente uma forma de crescimento para minha loja”, destaca.

As lives acontecem em dias aleatórios para despertar a atenção do cliente. “Eu mostro a forma real da peça, como o tipo de tecido, o tamanho que veste. Trabalhar com o comércio tem que ter a lealdade, tem que falar a verdade para o cliente para ele se sentir seguro. 2020 foi um ano muito bom de vendas, apesar da pandemia”, pontua Aline.

Reinvenção a cada dia

O atendimento pessoal na loja física continua, priorizando todos os cuidados. “A minha loja como as demais do comércio estão tendo os cuidados básicos, como álcool em gel, máscaras, pedindo para não retirar a máscara na hora de provar roupa, até como uma forma de cuidado com as demais pessoas que vão passar aqui. Medo a gente tem, por estar trabalhando com público. Entram pessoas diferentes na loja, a gente não sabe realmente quem se cuida e quem não se cuida”, lamenta.

“Poder se reinventar a cada dia neste ano, além de um desafio, é uma vitória, uma coisa boa para o comércio. E eu acredito que os clientes estão se adaptando também. Mesmo que a pessoa não comprando nada na live, mas se identificou, gostou e se divertiu com a gente. Com certeza vai assistir uma próxima”, conclui a comerciante que atende há sete anos com a Loja Exclusiva.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo