GABRIELA RECCO / FOTOS: ÉMERSON JUSTO
Com uma missa celebrada pelo Bispo Dom Jacinto Inácio Flach foi instalada na noite desta sexta-feira (25) a Paróquia de Santa Catarina de Alexandria, no Distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça. O Padre Marcos Rech também foi empossado como primeiro pároco. Ele já teve o mesmo cargo na Paróquia São Roque entre os anos de 2011 e 2015. A celebração reuniu fiéis que lotaram a igreja e marcou a abertura ainda das festividades em honra a Santa Catarina de Alexandria e Nossa Senhora das Graças.
A montagem da nova paróquia iniciou em agosto de 2021, após uma visita do Bispo Dom Jacinto à comunidade. Desde então, a comunidade se organizou para fazer as melhorias necessárias para que fosse criada a Paróquia Santa Catarina de Alexandria, abrangendo as comunidades de Estação Cocal (Matriz) e Mina Fluorita, em Morro da Fumaça, Ribeirão D’Areia, em Pedras Grandes e Águas Mornas, em Urussanga.
“Montamos as equipes e programamos as missas, inclusive, uma da saúde todas as quartas-feiras às 19h30min na Matriz”, adianta Padre Marcos. Aos sábados a missa acontece às 19h no Ribeirão da Areia, em Pedras Grandes. Aos domingos às 8h30min em Estação Cocal, em Morro da Fumaça, às 10h na comunidade de Águas Mornas, em Urussanga, e às 19h em Mina Fluorita, também em Morro da Fumaça.
“A criação da paróquia vai aproximar a igreja dos fiéis, permitindo que todos possam acompanhar mais missas ao longo do mês. Antes da paróquia tínhamos apenas duas missas na Matriz e uma em cada comunidade. É o momento de reforçar e resgatar a fé católica”, coloca o Coordenador do Conselho de Pastoral da Comunidade, Joelmo Adriano Zanelato.
O prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, e o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, acompanhados das esposas Laine Coral e Roberta Ghise Inocêncio acompanharam a celebração.