Morro da Fumaça registrou quatro casos de Coronavírus/Covid-19 em apenas uma semana. O crescimento do número de pacientes contaminados acendeu o sinal de alerta das autoridades do município. A cidade segue com apenas nove casos confirmados, o terceiro em menor número da região carbonífera.
As medidas adotadas desde o início da pandemia surtiram efeito em Morro da Fumaça. De 17 de março até 15 de maio foram registrados apenas cinco casos. Mas a flexibilização das medidas restritivas, associado a chegada do frio, fazem estes números cresceram. Além disso, as pessoas saíram do estágio “preocupação” e passaram a ir para às ruas normalmente, apesar do uso das máscaras.
De olho nisso, o prefeito No Coral e o vice Eduardo Sartor Guollo monitoram a situação. Desde a semana passada o assunto é tratado como prioridade junto a secretaria de saúde, e medidas mais duras podem ser aplicadas se o avanço do Coronavírus não for interrompido. O momento exige atenção do poder público e a colaboração da população.
Se os números fazem de Morro da Fumaça uma das cidades melhores colocadas nesta pandemia é porque os fumacenses respeitaram ao máximo as determinações desde o início. Não quero acreditar que a preocupação ficou de lado, pois o contágio acontece onde menos esperamos. Vamos ficar ligados.