COM INFORMAÇÕES DA CÂMARA DE VEREADORES
Mulheres representam 1/3 na Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, sendo a maior representatividade desde 1963.
No Dia Internacional das Mulheres não tem como deixar de citar a representatividade das mulheres na política fumacense. Um exemplo atualmente é a Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, que conta com uma participação histórica de mulheres atuando no legislativo. Desde a primeira legislatura, em 1963, o parlamento de Morro da Fumaça conta com o maior número de mulheres eleitas atuando como vereadoras. Simoni Cechinel De Almeida Brina (PP), Jorgia Guglielmi (PSDB) e Silvana de Vasconcelos (MDB) representam um terço entre os legisladores. Elas garantem serem a voz da mulher fumacense na política fumacense.
A vereadora Simoni Cechinel De Almeida Brina (PP) relembra fatos históricos que foram marcados com muita violência, manifestações e mobilização, para que mulheres conquistassem seu lugar, principalmente na política. “Muitas mulheres ainda sofrem preconceitos sociais, psicológicos, salariais e violência em seus lares, a luta é constante e juntas podemos ser mais fortes para combater qualquer tipo de discriminação que venha acontecer”, afirmou a vereadora.
Além da defesa, o Dia Internacional da Mulher também enaltece a valorização e a importância da representação feminina na sociedade. “Como vereadora do nosso município observo a importância da mulher na política. A pluralidade de pensamentos, a sensibilidade, disciplina, comprometimento e organização são características feminina fundamentais para o fortalecimento da democracia”, explicou a vereadora Jorgia Guglielmi (PSDB).
A vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB) afirma que não só as mulheres, mas homens também devem se engajar nos movimentos contra a violência e discriminação. “São as mulheres que sentem na pele determinados preconceitos ou dificuldades. E nós devemos estar presentes na proposição de políticas públicas que visam contribuir para a melhoria desse cenário. Mas acredito que é imprescindível também a participação dos homens e mulheres na contribuição e na elaboração dessas políticas, para construir uma cidade melhor, com mais representatividade para todos”, ponderou a vereadora.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral houve recorde de candidaturas femininas em 2020 na disputa pelas prefeituras e câmaras municipais, o total de mulheres eleitas, reeleitas também cresceu, refletindo também nas cidades do interior. Em Morro da Fumaça o número de mulheres que disputaram uma vaga no legislativo na última eleição aumentou. Foram 19 mulheres candidatas em 2020, contra 13 mulheres em 2016.