Gabriela Recco
Em um ano e meio de atividades a Associação de Moradores e Proprietários de Imóveis “Escala da Vida” do Balneário Esplanada, em Jaguaruna, tem muito o que comemorar, apesar dos desafios do trabalho voluntário. A diretoria vem cumprindo seu importante papel intermediando os interesses da comunidade junto aos órgãos públicos.
Formada por moradores e veranistas do balneário, a Associação de Moradores segue buscando melhorias de infraestrutura e reivindicando direitos. Entre as conquistas, estão a construção de um novo posto de Salva Vidas, a reativação da Unidade de Saúde, melhorias nas vias públicas, construção de lixeiras na orla, mutirão de limpezas na beira-mar e castrações de animais. Outra importante ação do grupo de voluntários foi a mobilização contra o aumento abusivo do IPTU que deu causa ganha aos contribuintes.
O presidente, Everton Luiz Cancillier, também destaca o bom relacionamento com o governo municipal. “Sempre que solicitamos uma reunião com o prefeito somos atendidos, e, também, com os demais departamentos da prefeitura. Algo que até então não era visto”.
Sala Multiuso
Atualmente a Associação de Moradores, juntamente com o Clube de Mães, está trabalhando na reforma do antigo espaço do Posto Policial. “Estamos unindo todas as forças para terminar o quanto antes este espaço que será um Multiuso para a comunidade. Ainda precisamos de ajuda, principalmente, de recursos financeiros para finalizar”, destaca o presidente.
Hoje falta o material para o forro e o material elétrico de mais urgência. “O piso já foi doado e temos também uma boa quantidade de argamassa para começar os trabalhos. Recentemente realizamos um almoço para angariar recursos e estamos pensando em fazer um pedágio em breve. Uma forma de conseguir recursos estão sendo a venda de rifas vêm dando muito resultado e vamos pagando os materiais”, coloca.
O espaço vai ter cozinha mobiliada e quem quiser fazer um encontro, um almoço, uma festa com um número pequeno de pessoas, vai poder alugar. A intenção é mobiliar a sala com mesas e bancos.
Com a temporada de verão chegando, Cancillier reforça o pedido de apoio. “Precisamos de contribuição para finalizar a obra. Seja com material ou dinheiro. Temos contas ainda para quitar. Nosso trabalho é todo voluntário e estamos pensando pelo bem da nossa praia. Pelo bem-estar de todos. Aproveito também para agradecer todos que estão nos ajudando de alguma forma”, finaliza.
Saiba mais sobre a Associação de Moradores da Esplanada, clicando nos links abaixo: