GABRIELA RECCO
Aumento chegará na fatura com vencimento em novembro.
Com uma gestão técnica e focada no bem-estar do associado, a Cermoful conseguiu congelar por dois anos o reajuste da tarifa de energia. Entretanto, para manter o funcionamento dos serviços com qualidade e eficiência, a cooperativa decidiu homologar o aumento imposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ainda no mês de setembro.
Ao todo, serão impactadas diretamente com esse reajuste as cooperativas de todo o Brasil, incluindo a Cermoful. “Há pelo menos dois anos foi possível absorver os reajustes propostos pela ANEEL sem comprometer a operação e os serviços de excelência da Cermoful, porque garantimos ajustes no orçamento da cooperativa, com planejamentos rigorosos”, explica José Lima, gerente administrativo da Cooperativa.
Segundo ele, o aumento chegará na fatura com vencimento em novembro, sobre o consumo feito no mês de outubro. Os novos índices homologados pela resolução foram avaliados e analisados pelos conselheiros de administração da Cermoful, em reunião ordinária. Lima explica que para os consumidores da classe residencial, o reajuste deverá alcançar 7,16%. Os demais consumidores deverão seguir os percentuais recomendados pela ANEEL.
Nova subestação
O presidente da Cermoful, Rudy Recco, adianta que o planejamento da cooperativa está mantido, incluindo a construção de uma nova subestação para atender a demanda crescente de energia e projetar novos investimentos. “Estando em operação, a nova subestação deverá reduzir os gastos com a transmissão de energia junto a fornecedores como a Celesc. Os novos investimentos são fundamentais. Com a nova subestação teremos mais flexibilidade nos leilões do mercado livre para compra de energia”, explica Recco.
A Cermoful, que é responsável pela distribuição de energia para mais de 16 mil associados, presta serviços para um público médio de 60 mil consumidores nos seis municípios que integram a sua área de abrangência, entre eles, Morro da Fumaça, Içara, Criciúma, Cocal do Sul, Urussanga e Pedras Grandes.