Geral

APL de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça ganha Prêmio de Melhores Práticas na Mineração

APL de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça ganha Prêmio de Melhores Práticas na Mineração
Gabriela Recco / Com informações Sindicer

A APL de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça ganhou em segundo lugar o Prêmio de Melhores Práticas na Mineração com o projeto “Mineração Circular: Potencialização da cinza da casca de arroz como fonte alternativa mineral na produção de cerâmica vermelha”, apresentado no fim de semana, em evento da Rede APL Mineral em Teresina, Piauí.

A aplicação da cinza da casca do arroz na produção de produtos cerâmicos, trabalho desenvolvido entre a Fumacense Alimentos e a Cerâmica Guarezi vêm colhendo grandes frutos. “Após ser apresentado em um painel na COP 27 pela empresa cerealista sobre a diminuição de emissões de gases de efeito estufa, o estudo foi finalista do Prêmio Melhores Práticas na Mineração e foi apresentado no 18º Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral”, destaca o diretor executivo do Sindicer, Alexandre Zaccaron.

O estudo foi tema do trabalho de conclusão de curso da aluna, Grasiele Amoriso Benedet, da Engenharia de Produção da UNESC, e foi apresentado no evento pelo doutorando Vitor de Souza Nandi. “Os ensaios para o TCC mostraram que há aplicabilidade desse material na fabricação de tijolos. Na indústria, verificou-se um ganho de 15 a 20% usando esse resíduo, como ganhos em minimização do consumo de matéria-prima (argila), fluxo de extrusão, diminuição do tempo de secagem e uma peça mais leve”, pontua.

“Não é a primeira vez que o APL de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça é finalista do Prêmio Melhores Práticas na Mineração, em 2013 o trabalho intitulado “Fornecimento Sustentável de Argilas para APL de Cerâmica Vermelha” foi o vencedor”, ressalta Zaccaron.

Sobre os Arranjos Produtivos Locais (APL)

Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

O APL de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça abrange os municípios da região sul do Estado de Santa Catarina. A sua estruturação compreende o Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha (SINDICER), a Cooperativa de Exploração Mineral (COOPEMI) e o Laboratório Técnico da Cerâmica Vermelha (LabCer) e as mais de 150 empresas de cerâmica vermelha associadas às entidades. A cadeia produtiva tem sua origem nas extrações minerais realizadas pela COOPEMI, a qual extrai e fornece matéria prima a seus cooperados. Conta com apoio técnico laboratorial do LabCer, que além de auxiliar na pesquisa de matérias primas e formulações para massas cerâmicas, realiza testes de resistência e qualidade nos produtos de várias empresas cerâmicas e principalmente aos associados do SINDICER.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo