ASSESSORIA UNESC
Atividade foi realizada em parceria com a empresa InPro, de Meleiro.
Conceitos cuidadosamente pensados para modelos de bota em PVC para segmentos como agropecuária, construção civil, infantil, voltados ao turismo de aventura, modelos casuais e até ao trabalho hospitalar foram apresentados por acadêmicos da primeira fase do curso de Design de Produto da Unesc na noite desta quinta-feira (13/8).
Com projetos que contemplaram desde pesquisas de mercado, escolha detalhada de materiais, até a construção de protótipos dos modelos, os alunos apontaram soluções inovadoras para professores e para representantes da empresa InPro, de Meleiro, parceira do curso na ação. Em encontro virtual, os estudantes mostraram detalhes da pesquisa realizada ao longo do semestre, sua evolução e o resultado final em forma de produto.
As apresentações foram prestigiadas pelos profissionais da InPro, Márcio Fermo e Juliano Toretti, que acompanharam as equipes ao longo da pesquisa oferecendo as informações necessárias sobre os produtos já em produção e sobre as demandas de mercado.
Os materiais e conceitos apresentados, conforme o coordenador do curso, João Rieth, surpreenderam. “Se esses resultados estão aparecendo na primeira fase, imagina quando essa turma estiver terminando a graduação? Essa apresentação final é uma aula para todos, pois cada um apresenta sua visão, seu aprendizado e isso nos dá a dimensão de onde conseguimos alcançar”, destacou.
As expectativas superadas se dão, de acordo com João, em especial pela dinâmica completamente diferente vivenciada ao longo dos últimos meses. “Esse foi um dos semestres mais difíceis desde que estamos na Universidade. Todos estão de parabéns, pois se superaram não desistiram e levaram até o final. Além disso, mesmo com todas essas mudanças, houve a interação com outros professores de diferentes disciplinas e isso faz com que os resultados sejam ainda melhores”, completou.
Na visão do professor Giovani De Luca, a dedicação dos representantes da empresa também fez parte do diferencial no resultado. “O fato de ter uma empresa e pessoas do outro lado, que traz situações e pessoas reais, faz com que os alunos já tenham a experiência real em fase de formação. Dificilmente conseguiríamos essa ligação tão intensa com uma situação hipotética, por exemplo. O empenho da InPro mostra o valor que a empresa deu, proporcional ao que os próprios alunos deram ao projeto”, comentou.
Feedback da empresa
Conforme Márcio Fermo, algumas das sugestões trazidas pelos acadêmicos devem ser colocadas em prática em um futuro próximo na empresa InPro. “Algumas questões já estavam no nosso radar de necessidades, outras foram grandes ideias trazidas por eles e certamente conseguiremos logo colocá-las em prática e levar esses produtos até os alunos para que vejam que um projeto pode, sim, se tornar real no mercado”, comentou.
A parceria com o curso, para Márcio, deve ser mantida para os próximos anos de décadas. “Nós queremos estar próximos de vocês sempre. Entendemos que só através da educação que a inovação vem”, destacou.
A satisfação foi compartilhada também pelo colega Juliano Toretti, que comentou os pontos altos de cada apresentação e destacou o bom resultado das pesquisas. “Todos os projetos nos chamaram a atenção em alguns detalhes. Muito boas as sacadas. Vocês desenvolveram projetos maravilhosos e no que precisarem de nós estaremos à disposição”, acrescentou.
No total foram oito projetos apresentados de forma individual ou em duplas, todos com focos e resultados diferenciados.
Novos projetos em andamento
Na próxima semana a quinta fase do curso apresentará também o resultado de pesquisas realizadas ao longo do semestre, dessa vez no projeto Talento Duratex. Em sua sétima edição, o projeto neste ano leva o tema “Biônica” como inspiração para os revestimentos cerâmicos.
Conforme Rieth, em 2020, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, as empresas ICON e Smalglass participaram junto ao Grupo Duratex, com as marcas Ceusa e Portinari. “Seis projetos de revestimentos serão apresentados em catálogos e na forma de modelos em cerâmica”, destaca.
Os projetos foram orientados pelos professores Maico Carlos Oliveira e João Rieth.