Além dos tradicionais presentes, o Natal costuma trazer a lembrança dos “cheiros” que saiam da cozinha das avós. Para a família Grapiglia, da comunidade de Linha Cabral, em Morro da Fumaça, a tradição de mesa farta já vem de anos, e há quase duas décadas eles dividem o sabor da culinária caseira com os clientes.
Quando chegaram na cidade em 1996, o casal Genuir e Neiva Grapiglia, produziam para o próprio consumo da família seus alimentos. Mas foi em 1998 que tiveram a oportunidade de participar da feira livre em Morro da Fumaça. De lá para cá, só cresceram. “No início a mãe produzia sozinha os biscoitos num forno elétrico. Fazia pouca coisa. Começamos a participar das feiras, e a partir de 2011 a família deixou completamente o cultivo do fumo para se dedicar a agricultura familiar”, relembra a filha Jaqueline Grapiglia.
A família ainda produz frutas, verduras, mas são as bolachas, biscoitos, pães e cucas que levam o nome dos Grapiglia para todos os cantos da região. “Trabalhamos eu, o pai e a mãe, além das diaristas, que vêm numa época dessas, quando a produção aumenta muito. Hoje participamos de feiras em Criciúma, Içara e Morro da Fumaça”, conta Jaqueline.
Nesta época de Natal, as bolachas decoradas são as mais vendidas, e a produção disparou. “Já fizemos mais de 200 quilos dessas bolachas nas últimas semanas. Tivemos que estender os turnos de trabalho, porque esse tipo de produção demanda mais tempo do que o normal. Estamos atendendo somente por encomendas, e temos cestas especiais de Natal também”, explica.
Quem quiser saborear as delícias da Família Grapiglia pode entrar em contato pelo telefone (48) 9 9133-4809.