Para os professores, aulas se tornaram mais significativas e prazerosas após implantação da principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi.
Não são muitas as oportunidades para uma criança de 10 anos falar ao microfone. Ana Julia Ribeiro, estudante da Escola Municipal Padre Paulo Petruzzellis – Bairro da Juventude, porém, não se intimidou e encarou o desafio de ser cerimonialista na Mostra de Projetos do Programa A União Faz a Vida, realizada nessa quinta-feira (07) na Instituição. Mais que superar a ansiedade, a menina se motivou a compartilhar as transformações vivenciadas pela turma nos últimos meses. “É importante mostrar como as aulas mudaram”, enalteceu.
O programa, principal iniciativa de responsabilidade do Sicredi, contemplou três turmas-piloto na instituição, com reflexos que superaram as expectativas. Conforme a auxiliar pedagógica de coordenação, Luciane Ricardo, a nova metodologia despertou o interesse entre os estudantes, estimulando-os a participar mais das aulas e a aprofundar conhecimentos. Por consequência, o convívio em grupo e até as notas evoluíram.
“Acreditamos que as crianças e os adolescentes são capazes de projetar, de produzir, de construir uma trajetória de aprendizagem, que possam levar como bagagem lá fora. Quando fomos apresentados ao Programa A União Faz a Vida, percebemos que essa proposta vem muito a contribuir com os nossos ideais”, salientou Luciane.
A União Faz a Vida surgiu, há 23 anos, com o intuito de difundir o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo. Desde então, mais de 200 municípios já implantaram a iniciativa. Em Criciúma, o programa conta com a assessoria pedagógica da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
“Ver esses resultados, a motivação destes professores e estudantes, evidencia que estamos construindo uma educação efetivamente transformadora”, frisou Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.
A secretária de Educação de Criciúma, Roseli de Lucca, destacou a importância da cooperação entre entidades públicas e privadas para o alcance de avanços sociais. “Sempre que podemos acrescentar algo na formação dos nossos professores e alunos, estamos no caminho certo”.
Transformações no dia a dia
Desde o deflagrar, em agosto, o Programa A União Faz a Vida tem fomentado transformações, segundo a educadora Denise Bonetto Monteiro. “A aprendizagem ganhou novo significado. As crianças começaram a ter mais autonomia na tomada de decisões e as nossas aulas ficaram muito mais prazerosas”, observou.
A iniciativa está fundamentada na Metodologia de Projetos, que prevê romper os limites da escola através de expedições em ambientes que estimulem a aprendizagem. Os valores de cooperação e cidadania também cercam as práticas. “A cada dia, o interesse e as descobertas surgem, sempre motivando a pesquisa e oportunizando a autonomia e a participação de todos”, completou a professora Lilian Bianco.